Um novo recurso muito útil facilitará ainda mais as transações Pix. Em breve, a funcionalidade nomeada de “Pix por aproximação” começará a ser disponibilizada e permitirá realizar pagamentos instantâneos apenas aproximando o celular da máquina de cartão.
Recentemente, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que a funcionalidade estará disponível muito em breve e começará a ser lançado a partir da próxima semana.
“Do mesmo jeito que você tem hoje na wallet [carteira] da Google seus cartões de crédito, que você só encosta o celular e paga, vai começar a fazer isso com o Pix a partir da semana que vem”, afirmou Campos Neto durante o evento Lide Brazil Conference London.
O novo recurso será apresentado oficialmente na próxima segunda-feira (4), em um evento realizado em parceria com o Google.
A função foi regulamentada em agosto deste ano, assegurando que o Pix por aproximação atende aos padrões de segurança exigidos pelo Open Finance.
Como funcionará o Pix por aproximação
Basicamente, o Pix por Aproximação funcionará da mesma forma que cartões de crédito e débito registrados em carteiras digitais. Para isso, os usuários deverão cadastrar sua conta bancária em uma carteira digital, como a Google Wallet. Ao realizar o Pix por aproximação, o aplicativo no smartphone solicitará senha ou reconhecimento facial para autenticar a transação.
Da mesma forma que os pagamentos por aproximação com cartões, a nova funcionalidade do Pix exigirá que os celulares tenham suporte a tecnologia NFC.
Em setembro, foi divulgado que a Samsung e a Apple estão em negociações com o Banco Central para integrar suas carteiras digitais ao sistema do Pix por Aproximação. No entanto, ainda não há data oficial para a disponibilidade da funcionalidade nesses dispositivos, mas mais detalhes são esperados para a próxima semana.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!
-
Pix terá novas regras a partir de novembro; saiba o que muda
-
CNPJ mudará de formato: Serpro divulga códigos para ajudar empresas na atualização de sistemas
-
LinkedIn anuncia nova IA para ajudar recrutadores a achar candidatos