Pix por aproximação está disponível para Android; saiba como usar

 William Schendes
William Schendes

O Banco Central (BC) lançou na última segunda-feira (4) o Pix por aproximação, disponível inicialmente para a carteira digital Google Pay. Agora, os usuários de dispositivos Android podem realizar pagamentos instantâneos apenas aproximando o celular das maquininhas.

Por enquanto, a funcionalidade está limitada ao sistema operacional Android, por meio do Google Pay. Samsung e Apple estão negociando a implementação do recurso com o BC em suas próprias carteiras digitais (Samsung Pay e Apple Wallet).

O Banco Central prevê que o Pix por aproximação estará amplamente disponível a partir de fevereiro de 2025, com todas as instituições financeiras oferecendo o serviço. No entanto, algumas instituições, como C6 Bank, PicPay e Itaú, já estão disponibilizando essa modalidade de pagamento.

A ampliação do recurso depende tanto das instituições financeiras quanto das empresas responsáveis pelas maquininhas de pagamento.

Pix por aproximação
(Imagem de fundo: Rido/ Canva Pro. Montagem: TechShake)

Durante o evento de lançamento, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, comentou uma pesquisa que aponta que 30% dos entrevistados não utilizam o Pix por considerarem incômodo abrir o aplicativo do banco.

Segundo a CNN, o Banco Central acredita que a funcionalidade de aproximação poderá incentivar mais pessoas a utilizar o Pix em vez de cartões. Campos Neto também mencionou que o BC trabalha para padronizar a tecnologia NFC, utilizada em pagamentos por aproximação, no mercado brasileiro.

Como funcionará o Pix por aproximação

Basicamente, o Pix por Aproximação funcionará da mesma forma que cartões de crédito e débito registrados em carteiras digitais. Para isso, os usuários deverão cadastrar sua conta bancária em uma carteira digital, como a Google Wallet.

No caso do comerciante, será necessário selecionar a opção de pagamento via Pix - como já acontece atualmente com os pagamentos via QR Code.

Ao realizar o Pix por aproximação, o aplicativo no smartphone solicitará senha ou reconhecimento facial para autenticar a transação.

Da mesma forma que os pagamentos por aproximação com cartões, a nova funcionalidade do Pix exigirá que os celulares tenham suporte a tecnologia NFC.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: