No início deste ano, o Pinterest anunciou uma nova tecnologia de visão computacional alimentada por Inteligência Artificial (IA) para identificar vários tipos de corpos em mais de 5 bilhões de imagens em sua plataforma. E a partir de hoje, essa nova ferramenta já está em teste.
Com o objetivo de tornar sua busca mais inclusiva, a tecnologia vai moldar os algoritmos do Pinterest e proporcionar os usuários vejam resultados de pesquisa mais diversos, que incluem diferentes formatos corporais.
Nova tecnologia faz parte de esforços de "IA inclusiva"
De acordo com a gerente de inclusão e diversidade do Pinterest, Megan D'Alessio, a insatisfação corporal é algo que predomina entre os jovens, com destaque para as mulheres. Segundo a gerente, 50% das adolescentes estão insatisfeitas com seus corpos em comparação em comparação com 31% dos rapazes.”
A Campanha pela Liberdade de Tamanho, por sua vez, trouxe à tona que discriminação pelo tamanho do corpo foi algo que impactou cerca de 34 milhões de pessoas nos Estados Unidos em 2019, conforme destacou a plataforma de imagens.
A nova ferramenta do Pinterest chega, por tanto, com foco em combater isso e também para se antecipar às possíveis regulamentações sobre o uso de mídias sociais por adolescentes e seu impacto nas questões de imagem corporal.
Essa tecnologia integra o conjunto de esforços de “IA inclusiva” da plataforma, que também incluiu faixas de tons de pele e filtros de pesquisa de padrões de cabelo. Com as novas iniciativas, o Pinterest diz já ter melhorado em 5x a representação de diferentes tipos de corpo na plataforma em mulheres.
“Estamos comprometidos em construir uma Internet mais positiva e, com esses desenvolvimentos, nossa esperança é trazer uma experiência mais personalizada e inclusiva no Pinterest. Ainda estamos nos estágios iniciais de testes e esperamos compartilhar aprendizados e detalhes adicionais em breve”, observou Sabrina Ellis, chefe de produto do Pinterest.
Prova de que a inclusão faz uma grande diferença, o envolvimento no Pinterest aumentou significantemente após o recurso com diferentes faixas de tons de pele. Desde que a tecnologia chegou a países como Canadá, Grã-Bretanha, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, a plataforma registrou um aumento de 70% ano após ano no número de usuários que salvam Pins de todos os tons de pele.
SAIBA MAIS!
- gamescom latam 2024: O maior Festival de Games chega a São Paulo
- Navegador Samsung Internet ganha versão para Windows
- IA como tutora de cães: Coleira inteligente promete treinamento eficaz