Para evitar spam, Gmail bloqueará e-mails enviados em massa

 William Schendes
William Schendes

O Google começou a implementar algums medidas de segurança para o Gmail, entre elas, o bloqueio de e-mails enviados em massa para proteger os usuários contra mensagens spam.

Atualmente o Google utiliza ferramentas de IA do Gmail para bloquear quase 15 bilhões de e-mails indesejados, impedindo cerca de 99,9% de comunicações spams, phishing e malware. No entanto, com ameaças mais complexas que surgiram nos últimos anos, a empresa viu a necessidade de implementar mais medidas de segurança para proteger a caixa de entrada dos usuários.

As medidas foram anunciadas pela gigante das buscas em outubro do ano passado e entraram em vigor nessa semana. Com isso, o Gmail exigirá que os remetentes em massa, aqueles que enviam mais de 5.000 mensagens para e-mails.

(Imagem: Solen Feyissa/ Unsplash)

“Para adicionar mais uma proteção, no futuro, imporemos um limite claro de taxa de spam que os remetentes devem permanecer abaixo para garantir que os destinatários do Gmail não sejam bombardeados com mensagens indesejadas.”

- Google.

Por fim, a companhia está exigindo que os remetentes disponibilizem um botão de cancelamento de assinatura de e-mails comerciais. Esse botão deverá cancelar a assinatura com apenas um clique e a solicitação deverá ser atendida em até dois dias.

Outra exigência do Google é que os e-mails sejam autenticados para garantir a segurança na origem da comunicação. Por isso, o Gmail solicitará que os remetentes que enviam um volume alto de e-mails autenticar suas contas, validando que realmente são quem afirmam ser.

Você pode aprender mais sobre como autenticar seus e-mails nessa página de suporte do Google.

FIQUE POR DENTRO!

  • Alerta! Apps de VPN da Google Play escondem malware utilizado em crimes cibernéticos
  • Microsoft poderia ter impedido hackers chineses, diz relatório de segurança dos EUA
  • Google deletará bilhões de dados do modo anônimo; saiba o motivo
 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: