Conforme anunciado pelo Banco Central na última semana, os boletos passarão por uma atualização que permitirá pagá-los via Pix, o sistema de pagamento instantâneo amplamente adotado pelos brasileiros. Dessa forma, os usuários terão mais comodidade e segurança ao efetuar os pagamentos.
Vale observar que a opção de pagamento de boletos via Pix não é algo totalmente novo, pois algumas instituições já forneciam essa possibilidade de maneira experimental. Agora, essa solução estará disponível para todas as instituições financeiras do Brasil.
A partir de hoje, os boletos gerados contarão com um QR Code específico, que deverá ser escaneado dentro do aplicativo bancário para realizar o pagamento.
O principal benefício da inserção do Pix nos boletos é a compensação imediata do pagamento, ao contrário dos boletos pagos com código de barras, que podem levar alguns dias para serem compensados.
“A possibilidade de pagamento do boleto por meio do Pix e a criação do boleto dinâmico têm como objetivo modernizar esse instrumento de pagamento [boleto], trazendo mais conveniência e segurança tanto para o pagador quanto para o recebedor dos recursos"
Ricardo Vieira Barroso, Chefe de Divisão no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do Banco Central.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!
- Santos usa IA para recriar voz de Pelé pedindo o retorno de Neymar ao Brasil; veja o vídeo
- Resultados do Enem 2024 já estão disponíveis; saiba como consultar
- Como descobrir a senha do Wi-Fi a que estou conectado no celular e no computador
- Como saber se meu celular foi clonado: saiba os sinais e o que fazer