A OpenAI está se preparando para lançar o Orion, seu próximo modelo de inteligência artificial, conforme relatado pelo The Verge. Segundo uma fonte próxima ao projeto, engenheiros da Microsoft já trabalham para hospedar o modelo de IA na plataforma de nuvem Azure, possivelmente a partir de novembro, com lançamento até dezembro deste ano.
No entanto, o CEO da OpenAI, Sam Altman, desmentiu as informações. “As notícias falsas estão fora de controle”, escreveu Altman na rede social X.
Diferente de outros modelos da OpenAI, o Orion não estará amplamente disponível no ChatGPT. De acordo com uma fonte consultada, a OpenAI planeja oferecer o modelo para empresas parceiras desenvolverem produtos e recursos próprios com base no Orion.
Internamente, o Orion é considerado o sucessor do GPT-4, embora ainda não esteja claro se o novo modelo será batizado do GPT-5.
Shaun Ralston, insider e ex-funcionário da OpenAI, afirmou que o modelo pode ser até 100 vezes mais potente que o GPT-4. O Orion faz parte da iniciativa da OpenAI em criar uma inteligência artificial geral (AGI), uma IA que poderia raciocinar em níveis comparáveis aos humanos.
Um relatório do The Information indica que o modelo de julgamento o1, lançado pela OpenAI em setembro, estaria sendo utilizado para gerar dados sintéticos que auxiliaram no treinamento do Orion.
Em setembro, Sam Altman insinuou que o lançamento do Orion poderia ocorrer no inverno norte-americano, ao postar no X: “Animado para as constelações de inverno surgirem” — o que indica para uma possível estreia entre dezembro e março.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!