O Opera anunciou que está adicionando nada menos que 50 modelos de linguagem ampla (LLMs) em seu navegador. Esses sistemas de IA serão adicionados a Aria, assistente do Opera. Dessa forma, os usuários poderão utilizar os modelos de IA generativa diretamente de seus dispositivos, sem precisar enviar as informações para um servidor de nuvem.
Entre os modelos incluídos no navegador, a empresa destaca: o Llama da Meta, Vicuna, Gemma do Google e Mixtral da Mistral AI. Esses sistemas poderão ser utilizados para interações com chatbots de IA generativa.
“A introdução de LLMs locais desta forma permite que a Opera comece a explorar maneiras de construir experiências e conhecimento dentro do espaço de IA local em rápido crescimento”
- Krystian Kolondra, vice-presidente executivo de navegadores e jogos da Opera.
Os modelos estão sendo disponibilizado para desenvolvedores participantes do programa de testes AI Feature Drops, que permite experimentar novos recursos de IA da empresa. Para isso, os interessados deverão baixar a versão Opera Developer. A companhia disponibilizou uma página explicando como instalar o navegador.
Para rodar os LLMs, será necessário um espaço de armazenamento que varia de 2 a 10GB. Após instalar o Opera Developer, você deverá clicar no painel lateral e selecionar a Aria AI, então aparecerá um menu que apresenta os modelos de IA. Após baixá-lo, será possível rodá-lo através do chatbot do navegador.
No ano passado, a empresa apresentou a Aria, sua assistente de IA que ajuda a buscar informações na web, permite gerar textos, códigos e dar dicas sobre produtos online. O recurso utiliza a tecnologia do modelo de linguagem GPT, o mesmo pelo ChatGPT.
Atualmente, a assistente está disponível nos navegadores Opera One e Opera GX.
FIQUE POR DENTRO!