OpenAI lança SearchGPT mecanismo de busca na web alimentado por IA

 William Schendes
William Schendes

Após meses de especulação, a OpenAI finalmente anunciou o SearchGPT, um mecanismo de busca alimentado por inteligência artificial (IA).

Conforme explica o The Verge, ao contrário de outras ferramentas de busca, o SearchGPT não oferece apenas uma lista de links; ele organiza e contextualiza as informações, proporcionando respostas mais detalhadas para as consultas dos usuários.

Em um exemplo divulgado pela OpenAI, o SearchGPT resume informações sobre festivais de música, apresentando breves descrições dos eventos, além de links para as fontes de informação.

OpenAI lança SearchGPT mecanismo de busca na web alimentado por IA

“As respostas têm atribuição e links claros, em linha e nomeados, para que os usuários saibam de onde as informações estão vindo e possam se envolver rapidamente com ainda mais resultados em uma barra lateral com links de origem.”

- OpenAI.

Os usuários podem fazer perguntas adicionais sobre as respostas apresentadas. Há também um recurso chamado "respostas visuais", embora a OpenAI ainda não tenha ele funcionará.

Inicialmente, o SearchGPT está sendo lançado como protótipo, e a OpenAI planeja integrá-lo ao ChatGPT, permitindo que ele realize buscas na internet e forneça links com fontes relevantes para as consultas. O ChatGPT já tinha integração com o Bing, mecanismo de busca da Microsoft, mas essas pesquisas eram mais simples do que o SearchGPT oferecerá.

OpenAI lança SearchGPT mecanismo de busca na web alimentado por IA
(Imagem: Divulgação/ OpenAI)

Em uma postagem no blog, a OpenAI informou que o SearchGPT foi desenvolvido em parceria com várias empresas de mídia, incluindo proprietárias de grandes veículos como The Wall Street Journal, The Associated Press e Vox Media.

Com o SearchGPT, a OpenAI visa competir com outras empresas que utilizam IA para oferecer serviços de busca. No ano passado, o Google começou a implementar sua busca baseada em IA generativa, chamada de Experiência de Pesquisa Generativa (SGR, na sigla em inglês), que apresenta resumos gerados por IA. Outra concorrente, a Perplexity, oferece um mecanismo de IA para apurar informações e fornecer respostas em tempo real.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: