Lançada no início deste ano, a novo assistente de Inteligência Artificial Microsoft 365 Copilot vem sendo integrado aos produtos da empresa aos poucos. E o OneNote será o próximo a receber a IA.
A partir de 1º de novembro, clientes do Microsoft 365 em determinados planos empresariais do OneNote já poderão usar os recursos da IA generativa para reescrever e resumir anotações do usuário, organizar listas, responder perguntas e encontrar informações entre o que já foi anotado.
O que o Copilot vai trazer para o OneNote
O Copilot poderá ser encontrado na seção inicial do OneNote, aparecendo como um painel lateral no lado direito. Entre os recursos que deve trazer para o usuário há o resumo de texto e a organização de notas. Mas há ainda a possibilidade de criar listas de tarefas com base nas anotações do utilizador, por exemplo.
Outro recurso útil é a criação de planos, compromissos e reuniões de acordo com o que foi anotado. Além disso, o Copilot se trata de uma IA Generativa, logo a tecnologia poderá responder perguntar como os demais chatbots já no mercado.
Em abril, em um comunicado divulgado à imprensa sobre testes do Copilot no OneNote, a Microsoft deu exemplos de solicitações que os usuários poderão fazer:
- “Crie um plano para a festa de formatura do ensino médio da minha filha.”
- “Resuma as notas em marcadores em uma nova página.”
- “Gere uma lista de tópicos e pontos de discussão a serem abordados em uma reunião anual de atualização para investidores.”
- “Planeje uma viagem de primavera a Paris para mim, meu parceiro e meus dois filhos adolescentes.”
- “Estou abrindo uma empresa atacadista de grãos e torrefação de café. Dê-me 10 sugestões para o nome de uma empresa e uma declaração de visão.”
Microsoft vai cobrar US$30 por mês pelo uso do Copilot
Durante os últimos seis meses, um pequeno grupo de clientes do Microsoft 365 Enterprise teve a oportunidade de testar o novo sistema Copilot em aplicativos como Word, Excel e PowerPoint. A partir da integração da IA ao OneNote em novembro, contudo, a empresa planeja cobrar US$ 30 por mês por usuário pelo acesso ao Copilot.
Dada existências de tantas outras ferramentas IA gratuitas, a cobrança pelo Copilot parece ser uma aposta arriscada. Mas com a IA já mudando a forma como os documentos do Office são criados, a Microsoft parece disposta a fazer correr esse risco.
Há planos, inclusive, para trazer o sistema Copilot para a versão do consumidor em algum momento de 2024. E há ainda uma reformulação do OneNote prevista com a integração do Copilot para o futuro.
SAIBA MAIS!
- Firefox terá recurso para detectar avaliações falsas em sites de e-commerce
- Samsung lança no Brasil serviço de assinatura com descontos e benefícios exclusivos
- Mega Oferta Amazon Prime: listamos as promoções tech mais imperdíveis
- 6 milhões de brasileiros já usam a IA LuzIA no WhatsApp e no Telegram