Apesar das críticas relacionadas a falta de recursos e aplicativos, o Apple Vision Pro parece ser querido por uma comunidade específica: médicos cirurgiões.
Desde o lançamento do headset de realidade mista, conferimos alguns casos de profissionais da medicina utilizando o aparelho para procedimentos cirúrgicos. Agora, o uso mais recente do óculos da Apple aconteceu na Índia, em cirurgias laparoscópicas no Hospital GEM, em Chennai.
Esse tipo de cirurgia está relacionado a problemas de vesícula biliar, câncer de estômago, fístula e hérnias, como descreve o Firstpost.
O gastroenterologista cirúrgico e diretor de operações do Hospital GEM, Dr. R Parthasarathy, explica que headsets de realidade mista de alta tecnologia trazem vantagens significativas, facilitando algumas cirurgias.
O dispositivo se destaca por oferecer uma visão aprimorada de imagens internas, em cirurgias laparosópicas e tomografias, permitindo realizar exames detalhados dos órgãos internos.
Outro benefício do headset é que ele permite a visualização em tempo real e sem atrasos dos órgãos envolvidos nos procedimentos. Além disso, a tecnologia do aparelho ajuda a consultar informações durante a cirurgia, pois permite abrir várias guias ao mesmo tempo e visualizar dados.
De acordo com Parthasarathy, o aparelho já foi utilizado em mais de 30 cirurgias e pretende continuar utilizando o aparelho em mais procedimentos.
Headset da Apple também foi utilizado por cirurgião brasileiro!
O Apple Vision Pro foi utilizado por um médico brasileiro para realizar uma cirurgia de artroscopia no ombro de um paciente. O cirurgião Bruno Gobbato do Hospital Jaraguá, em Jaraguá do Sul (Santa Catarina) utilizou o headset de realidade mista para o procedimento cirúrgico em uma paciente com uma ruptura de manguito rotador. Confira o vídeo do médico utilizando o headset.
FIQUE POR DENTRO!