Número de usuários que migraram do Android para o iOS aumentou no último trimestre

 William Schendes
William Schendes

Um relatório recente da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) revelou que, no segundo trimestre de 2024, 17% dos usuários de Android migraram para aparelhos iOS. Esta é a maior porcentagem de usuários abandonando o Android neste período nos últimos cinco anos.

Entre abril e junho dos quatro anos anteriores, a porcentagem de proprietários de iPhone que antes usavam Android variava entre 10% e 14%.

(Imagem: Reprodução/ CIRP)

O levantamento chama a atenção pelo fato que a Apple não lança novos smartphones no segundo trimestre. Aliás, o período de abril a junho é o mais distante dos lançamentos de iPhones, que geralmente ocorrem em setembro.

De acordo com o Android Authority, um dos motivos para esse aumento pode estar relacionado aos lançamentos de outros produtos da Apple no segundo trimestre, como os novos iPads, que podem ter atraído consumidores para o ecossistema da empresa.

Outra possibilidade é que os aparelhos Android lançados recentemente não tenham oferecido inovações suficientes para manter a base de usuários no sistema operacional.

(Montagem: William Schendes/ TechShake)

O relatório também aponta que, no segundo trimestre de 2024, os consumidores preferiram comprar modelos antigos em vez dos mais recentes da linha iPhone 15.

“Descobrimos que a Apple vendeu uma porcentagem menor dos modelos básicos e Pro atuais do iPhone 15 no trimestre de junho de 2024 em comparação com trimestres anteriores. Isso, é claro, significa que os telefones mais antigos venderam melhor, incluindo o iPhone 14, 13 e até mesmo o iPhone SE.”

- Relatório da CIRP.

Um levantamento realizado no início deste ano mostra que, em 2023, 29% dos ex-usuários de Android compraram modelos de iPhones mais antigos, como o SE, 12 e 13.

Por outro lado, o número de usuários que trocaram o Android por iOS diminuiu 2% em 2023. De acordo com o levantamento da CIRP de fevereiro, no último ano, o número de novos proprietários de iPhones que antes usavam Android foi de 13%, uma redução em relação a 2022, quando a porcentagem de usuários que abandonaram o Android foi de 15%, a maior dos últimos cinco anos.

FIQUE POR DENTRO!

  • Redmi Note 13 Pro 5G foi o celular mais buscado por brasileiros em junho de 2024

  • Apple resolverá um dos maiores problemas do iPhone 15

  • Copiou a Apple? Samsung trará elementos do iOS para a One UI 7, revela vazamento

 William Schendes
William Schendes
Jornalista e redator de conteúdo. Cobre tecnologia, games e cibersegurança desde 2022. No TechShake, acompanha e escreve sobre notícias do mundo tech, mas também produz reportagens, reviews, artigos especiais e tutoriais. Tem uma sugestão de pauta ou release? Mande para williamschendesps@outlook.com
recomenda: