O Nubank iniciou os testes para o lançamento de sua operadora "NuCel". Conforme reportado pela Coluna Broadcast do Estadão, o banco já está enviando convites para testar o novo serviço.
Os convites revelam que o serviço será lançado nas próximas semanas, em fase de testes. Inicialmente, o banco digital analisará se o produto apresenta falhas antes do lançamento oficial — que ainda não tem data definida. Por enquanto, os convites foram enviados apenas para clientes do Brasil.
Em abril, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o acordo entre o Nubank e a Claro. A intenção da instituição financeira é criar uma operadora móvel virtual (MVNO, Mobile Virtual Network Operator), que utilizará a rede da Claro.
As MVNOs utilizam a rede de outras operadoras de celular. Com isso, o Nubank não precisará de sua própria infraestrutura para oferecer serviços de telefonia ou internet móvel aos futuros clientes.
Segundo o Broadcast, o NuCel faz parte da estratégia do Nubank para buscar novas fontes de receita além dos serviços financeiros.
Atualmente, o Nubank domina 22% do mercado de recargas de planos pré-pagos. Analistas de mercado avaliam que a criação de uma operadora não geraria custos elevados para a fintech.
Anteriormente, analistas da XP Investimentos estimaram que o banco poderia alcançar aproximadamente 11 milhões de usuários com planos pré-pagos e 7,5 milhões com planos pós-pagos, em um prazo de apenas 3 anos.
Com a nova MVNO, os analistas da XP também indicam que outras grandes operadoras do Brasil, como TIM e Vivo, poderiam ser impactadas, resultando em uma potencial perda de participação de mercado dessas empresas.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de Estadão.
VEJA TAMBÉM!