Novos recursos de proteção contra roubo do Android chegam ao Brasil

 William Schendes
William Schendes

O Google liberou nesta semana seus novos recursos que visam aumentar a segurança dos dispositivos Android no Brasil. As funcionalidades são capazes de detectar e bloquear aparelhos roubados para proteger os usuários antes, durante e após uma tentativa de furto.

A realidade do Brasil, onde cerca de dois celulares são roubados a cada minuto, motivou a implementação antecipada desses recurso no país.

Os usuários interessados poderão testar as novidades, que exigem um smartphone com Android 10 ou superior. Para participar, é necessário abrir as Configurações do aparelho, buscar por Google, selecionar "Todos os serviços" e acessar "Proteção contra roubo".

Novos recursos de proteção contra roubo do Android chegam ao Brasil

As novas funcionalidades de segurança do Android, incluem:

  • Bloqueio de Detecção de Roubo: Utilizando inteligência artificial, esse recurso identifica movimentos característicos de roubo, como quando o telefone é arrancado das mãos do usuário e o ladrão foge. Em resposta, a tela do aparelho é rapidamente bloqueada, dificultando o acesso aos dados.

  • Bloqueio Remoto: Essa funcionalidade permite que o usuário bloqueie a tela do celular utilizando apenas o número de telefone, a partir de qualquer outro dispositivo, através do aplicativo "Encontre Meu Dispositivo". Além disso, é possível enviar um comando para redefinir o aparelho para as configurações de fábrica, apagando todos os dados remotamente.

  • Bloqueio de Dispositivo Off-line: Mesmo sem conexão à internet, o telefone será bloqueado automaticamente caso permaneça desconectado por um longo período. Esse recurso também monitora sinais de uso indevido, como múltiplas tentativas fracassadas de desbloqueio, para proteger os dados armazenados.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: