A Samsung apresentou o Galaxy A16 5G em seu site holandês, confirmando os vazamentos que indicavam um longo prazo de suporte para atualizações de software.
Os principais smartphones Galaxy lançados em 2024 foram anunciados com até 7 anos de suporte a atualizações de sistema operacional Android e de segurança. Entretanto, esse extenso período de updates é reservado para dispositivos mais avançados.
Agora, o novo celular de entrada da Samsung também contará com um longo ciclo de atualizações. Com até 6 anos de suporte, o Galaxy A16 5G receberá novas versões do Android até outubro de 2030.
A expectativa é que futuros modelos intermediários sigam essa tendência de suporte prolongado.
Outro destaque do Galaxy A16 5G é sua tela grande AMOLED de 6,7 polegadas, com resolução Full HD+ (2.340 x 1.080 pixels) e taxa de atualização de 90 Hz, proporcionando uma experiência visual fluida.
O design traseiro do celular segue o padrão da linha Galaxy A, com acabamento em plástico. Ele estará disponível em quatro cores: Azul Escuro, Cinza Claro, Dourado e Verde Claro.
Como esperado de um dispositivo de entrada, sua bateria oferece alta capacidade, com 5.000 mAh e suporte a carregamento rápido de 25 W.
O Galaxy A16 5G vem equipado com o processador Exynos 1330, além de 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno.
No quesito câmeras, o dispositivo possui um conjunto traseiro composto por: câmera principal de 50 MP, ultrawide de 5 MP e sensor macro de 2 MP. A câmera frontal é de 13 MP.
Outras especificações incluem a certificação IP54, que oferece resistência à poeira e água, além da possibilidade de expandir o armazenamento em até 1,5 TB com cartão microSD.
A Samsung ainda não revelou o preço do aparelho, mas o anúncio deve ocorrer em breve. Vale lembrar que o Galaxy A16 5G já foi certificado pela Anatel no Brasil, o que indica que ele deve chegar ao mercado nacional em breve.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!