O WhatsApp está desenvolvendo uma nova ferramenta de privacidade que pode acabar com um dos problemas mais antigos do aplicativo: o acúmulo de fotos e vídeos na galeria do celular. Chamado de “Proteção Avançada de Conversa”, o recurso vai impedir que arquivos multimídia recebidos de determinados contatos sejam salvos automaticamente no dispositivo.
A funcionalidade foi descoberta pelo site WABetaInfo em versões beta recentes para iOS e Android. Quando ativada, ela bloqueia o download automático de imagens e vídeos enviados por quem tem a proteção ativada. Além disso, o novo recurso impossibilitará a exportação do histórico completo dessas conversas.
O recurso poderá ser ativado tanto em conversas individuais quanto em grupos. Nestes casos, todos os participantes serão notificados de que a Proteção Avançada de Conversa está ativa. No entanto, a medida também desativará a Meta AI dentro dessas conversas, impedindo o uso de assistentes para gerar respostas ou imagens.
A Proteção Avançada de Conversa ainda está em fase de testes e não tem previsão de lançamento. Quando liberada, deve se somar a outros recursos de privacidade da plataforma, como mensagens temporárias e bloqueio de chats com senha ou biometria.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de The Verge.