Novo recurso da Xiaomi leva jogos do Windows e Steam para tablets

 William Schendes
William Schendes

Em breve, será possível rodar jogos do Windows e Steam em tablets, ao menos nos dispositivos da Xiaomi. Nesta semana, a empresa chinesa apresentou uma nova solução chamada WinPlay Engine, que torna o HyperOS, a interface do usuário dos dispositivos Xiaomi, compatível com jogos desenvolvidos para PCs com Windows. O recurso é capaz de rodar os títulos nativamente nos tablets sem utilizar streaming em nuvem.

Como explica Zhang Guoquan, diretor do Departamento de Software de Sistema Móvel da Xiaomi, o WinPlay expande as capacidades da tecnologia HyperCore, que cria um ambiente virtual do Windows no tablet para rodar jogos de computador com alto desempenho e estabilidade.

Recurso inovador da Xiaomi leva jogos do Windows para seus tablets
Imagem de divulgação do WinPlay. (Imagem: Xiaomi)

Embora a Xiaomi não tenha demonstrado o recurso oficialmente, um vídeo divulgado pelo popular vazador Digital Chat Station mostra o WinPlay rodando jogos como Need for Speed: Most Wanted (2012) e Tomb Raider (2013). Confira:

Xiaomi WinPlay test on Pad 6S Prosource: DCS pic.twitter.com/iPR4vwO0RW

— RaGE_ExHaLE (@AbidAhsan) 21 de janeiro de 2025

Com o WinPlay, os usuários de tablets Xiaomi poderão baixar e acessar jogos de plataformas como Steam e GOG diretamente no dispositivo. Além disso, como destaca o Gizmochina, o recurso terá suporte a diversos periféricos, incluindo controles, teclados e mouses. No caso dos controles Xbox, o WinPlay foi especialmente otimizado para aproveitar o feedback tátil desses acessórios.

De acordo com a Xiaomi, os testes com o WinPlay indicam uma redução de apenas 2,9% no desempenho de GPU, o que garante uma jogabilidade estável, muito próxima da experiência nativa no Windows.

Por enquanto, este novo recurso gamer da Xiaomi está em fase de testes no HyperOS 2 beta e é compatível apenas com o tablet Xiaomi Pad 6S Pro.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

Com informações de Gizmochina e NotebookCheck.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista e redator de conteúdo. Cobre tecnologia, games e cibersegurança desde 2022. No TechShake, acompanha e escreve sobre notícias do mundo tech, mas também produz reportagens, reviews, artigos especiais e tutoriais. Tem uma sugestão de pauta ou release? Mande para williamschendesps@outlook.com
recomenda: