A Opera anunciou hoje (26) a segunda versão beta do Opera One para desenvolvedores, introduzindo novos controles multimídia, abas divididas e capacidades avançadas de inteligência artificial (IA).
Novos recursos e design
O Opera One R2 chega com novos temas e elementos de design para um visual renovado. A empresa, que tradicionalmente posicionava os controles multimídia na barra lateral, agora permite que esses controles estejam em uma janela flutuante, similar ao módulo de vídeo picture-in-picture.
Esses controles flutuantes são redimensionáveis e adaptam-se ao tema do navegador definido pelo usuário. Eles incluem opções como play/pause, próximo, anterior, pop-out e controle de volume.
Acompanhe no vídeo:
Outra novidade é o controle de abas, com a funcionalidade de divisão de janelas, permitindo ao usuário trabalhar em duas páginas da web simultaneamente. Navegadores mais recentes, como Arc e SigmaOS, já incorporaram bem essa funcionalidade.
A versão redesenhada também apresenta um indicador em forma de sublinhado para destacar uma aba recentemente fechada. Esses indicadores, chamados de "traces", variam em intensidade de acordo com o tempo decorrido desde o fechamento da aba e aparecem para usuários com mais de 30 abas abertas.
Capacidades de IA
A Opera tem experimentado recursos de IA, como a barra lateral com o assistente "Aria", resumos gerados por IA e modelos de linguagem de grande porte (LLMs) usados localmente. A empresa já havia lançado recursos como geração de imagem e voz e capacidades de compreensão de imagem através do programa experimental de IA.
Com a nova versão, a Opera está introduzindo também o modo de contexto de página, que permite aos usuários fazer perguntas ao Aria sobre uma página da web, incluindo encontrar, traduzir ou resumir informações específicas.
Lançamento
A Opera planeja disponibilizar o Opera One R2 para um público mais amplo ainda este ano, expandindo o acesso às suas novas funcionalidades.
FIQUE POR DENTRO!