O Google está trabalhando para melhorar o modo desktop do Android 15, aproximando-o de um sistema operacional para PCs.
A empresa apresentou esse modo de visualização pela primeira vez em 2019, com o lançamento do Android 10, e aprimorada no Android 13, inserindo uma barra de tarefas na parte inferior da tela. Ao clicar nos aplicativos, eles são abertos em janelas redimensionáveis, permitindo reposicioná-las em qualquer lugar da tela - como acontece no Windows, por exemplo.
Até o momento, esse modo tem sido utilizado especialmente por desenvolvedores, pois permite testar os aplicativos em diferentes telas. No entanto, esse cenário pode mudar com o lançamento do Android 15.
Conforme descobriu o investigador de Android, Mishaal Rahman, do Android Authority, a versão Android QPR3 Beta 2.1 trouxe uma nova experiência de visualização do modo desktop do sistema operacional, que você pode conferir no vídeo abaixo:
Neste modo, Rahman explica que as mudanças incluem uma aba na parte superior de cada aplicativo que abre um menu mostrando três botões que permitem visualizar o app em tela cheia, dividida ou modo livre.
No modo livre, o app ganha uma barra de título que mostra o nome e ícone do aplicativo, além de um menu que permite trocar para os outros modos de visualização. Essa janela pode ser movida e redimensionada de tamanho, podendo ser colocada lado a lado de outro aplicativo.
Como observa a publicação, o Google adicionou recentemente a conexão com fio a monitores externos na linha Pixel 8, o que facilita a experiência de utilizar o smartphone como um desktop.
Tendo essas novidades em vista, a expectativa é que a companhia lance atualizações de seu modo desktop na versão final do Android 15 — que atualmente está sendo lançado em versões prévias para testadores.
Enquanto o Google não disponibiliza amplamente seu modo desktop, os sistemas Samsung Dex e Motorola Ready For, são as melhores soluções para quem deseja utilizar o celular como um computador.
FIQUE POR DENTRO!