Novo controle de distrações no iOS 18 Beta: Tudo o que você precisa saber

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Apple lançou o beta 5 do iOS 18 para desenvolvedores, trazendo uma novidade significativa para o Safari: a opção de Controle de Distrações. Essa função permite aos usuários ocultar elementos estáticos da web, como pop-ups de cookies, banners de newsletters e outros componentes que podem atrapalhar a navegação.

Safari iOS controle de distrações
Safari recebe novas funcionalidades (Imagem: Android Authority)

Funcionalidade e limitações

Ao ativar o botão "Ocultar Itens Distraídos" no Safari, um alerta informa que a função não remove permanentemente anúncios e outros conteúdos que se atualizam frequentemente. Ou seja, a função não é projetada para bloquear anúncios, mas sim para esconder banners estáticos que não se atualizam constantemente.

Os elementos ocultos pelo Controle de Distrações permanecerão escondidos enquanto não forem atualizados. Mesmo ao fechar o Safari ou recarregar a página, os itens previamente ocultos continuarão assim. No entanto, se um elemento, como um anúncio, se atualizar, ele reaparecerá quando a página for recarregada.

RIP Ad Blockers! 😳Apple’s new “Distraction Control” feature in iOS 18 is amazing! It allows you to block elements you don’t want to see in Safari & even adds a slick animation. pic.twitter.com/Er0hH0uIyx

— Brandon Butch (@BrandonButch) 5 de agosto de 2024

Disponibilidade além do iOS

Essa nova função não se limita ao iOS. Usuários de iPad e Mac que estão utilizando as versões beta do iPadOS 18 e macOS Sequoia também podem acessar o Controle de Distrações no Safari.

No entanto, usuários do iPhone 15 Pro que estão testando o Apple Intelligence precisarão aguardar uma futura atualização para o iOS 18.1 beta para habilitar a função, já que o canal 18.0 está uma versão à frente.

Mais mudanças e lançamento

Além do Controle de Distrações, o iOS 18 beta 5 removeu o recurso Carousel, introduzido inicialmente na versão beta 1 do aplicativo Fotos. A mudança ocorre após feedback negativo dos testadores, que consideraram o aplicativo excessivamente complexo e difícil de navegar. A Apple continua a refinar o sistema operacional, preparando-se para o lançamento estável e público, previsto para ocorrer em aproximadamente um mês.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: