Embora a Samsung tenha listado o seu novo Exynos 1580 em seu site sem fazer um grande anúncio, esse novo processador de 4 nm projetado para celulares de médio porte promete uma atualização significativa em desempenho e um grande passo da marca nesse setor do mercado.
CPU mais potente e GPU AMD aprimorada
A maior novidade é a CPU tri-cluster, que traz um núcleo Cortex-A720 com clock de 2,9 GHz, 3 núcleos Cortex-A720 a 2,6 GHz e 4 núcleos menores Cortex-A520 com clock de 1,95 GHz. Isso representa uma grande melhoria em comparação ao Exynos 1480, que utilizava a arquitetura mais antiga com núcleos Cortex-A78 e Cortex-A55.
Outro destaque é a nova GPU AMD Xclipse 540, que, segundo a Samsung, é 37% mais rápida que a geração anterior e 20% mais eficiente em termos de energia. Essa melhoria se deve ao uso de 2 dos chamados Processadores de Grupo de Trabalho, além de um cache GL2 maior e o dobro da capacidade de processamento de unidades de textura/FMA.
E o que tudo isso quer dizer? A nova CPU tri-cluster pode proporcionar um aumento considerável na capacidade de processamento e na eficiência energética para smartphones de médio porte, especialmente em multitarefa e aplicativos mais exigentes. Já a nova GPU AMD Xclipse 540 garante uma performance de gráficos muito superior para jogos e outras tarefas gráficas intensivas.
Conforme destacou a página Android Authority, todas essas são características que não encontramos constantemente em smartphones de gama média. Assim como acontece com os modelos premium, contudo, as novidades também podem indicar um aumento de preço no futuro.
Capacidades de IA e outros recursos
O Exynos 1580 também traz uma NPU (Unidade de Processamento Neural) com capacidade para 6.000 MACs ou 14,7 TOPS, o que o coloca em pé de igualdade com o Exynos 1480 em termos de processamento de inteligência artificial (IA). Isso sugere que as melhorias de IA, embora presentes, não são o principal foco desta atualização.
Além disso, o chip oferece suporte para Bluetooth 5.4 e uma captura de fotos e vídeos com redução de ruído aprimorada, fatores que contribuem para uma experiência multimídia mais fluida.
Outras características herdadas do Exynos 1480 incluem um modem 5G com velocidades de download de até 5,10 Gbps, Wi-Fi 6E, suporte para câmeras de até 200 MP, gravação de vídeo em 4K a 60 fps, e taxas de atualização de até 144 Hz em resoluções FHD+.
Embora a Samsung ainda não tenha anunciado oficialmente a disponibilidade do Exynos 1580, espera-se que o chip seja integrado ao Galaxy A56, previsto para o próximo ano. Se isso se confirmar, o Galaxy A56 poderá oferecer uma experiência muito mais robusta em comparação ao seu antecessor, o Galaxy A55.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!