O TikTok não foi a rede social mais baixada em 2023, em seu lugar, o Instagram alcançou a primeira posição, de acordo com dados da Sensor Tower.
No ano passado, o Instagram cresceu 20% em comparação com 2022, alcançando 768 milhões de downloads. Já o TikTok, aplicativo da ByteDance, teve um crescimento de 4%, atingindo 733 milhões de downloads, conforme reportou o Financial Times.
Conforme relata a Sensor Tower, a troca de posições no ranking se dá pelo fato de que o Instagram foi “provavelmente impulsionado pela popularidade do Reels”, além de outras funções como o compartilhamento de fotos e stories.
“O Instagram superou o TikTok em adoção nos últimos anos, impulsionado pela popularidade de seu recurso de carretéis, juntamente com recursos e funções tradicionais da mídia social.”
- Abraham Yousef, gerente sênior de insights da Sensor Tower.
Os dados da Sensor Tower também revelam que o Instagram tem cerca de 1,47 bilhão de usuários ativos mensais, enquanto o TikTok tem 1,12 bilhão.
O levantamento mostra que no último trimestre de 2023, o TikTok teve uma queda de 12 milhões de usuários ativos, enquanto o Instagram teve um aumento de 13 milhões no mesmo período.
Por outro lado, a rede social da ByteDance tem mais usuários que passam mais tempo na plataforma, em média são 95 minutos gastos por dia, já o Instagram tem a média de 62 minutos. X e Snapchat tiveram médias de 30 e 19 minutos, respectivamente.
SAIBA MAIS!
- Meta apresenta integração do Threads com o Fediverse
- Mudança no YouTube: vídeos criados com IA terão que ser rotulados
- LinkedIn adicionará jogos na plataforma (para você procrastinar no trabalho)