Nova IA do Google pode permitir conversas com versões de IA de celebridades

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

O Google pode estar trabalhando num projeto de Inteligência Artificial (IA) que será capaz de permitir que o usuário converse com versões realistas de IA de celebridades, influenciadores do YouTube ou até mesmo personagens fictícios.

Nova IA do Google pode oferecer algo que já existe no mercado

google AI nova IA
Imagem: Shutterstock / JRdes

De acordo com a página The Information, o Google estaria desenvolvendo uma IA que vai oferecer versões de IA de diferentes personalidades ou personagens para conversar com o usuário, com propósitos de entretenimento. A ideia é similar ao que a Soul Machines ofereceu com o projeto Digital Marilyn e ao que o Character.ai oferece com personas que vão de personagens de TV a políticos da vida real.

Em março deste ano, a Soul Machines ganhou notoriedade por "trazer à vida" Marilyn Monroe, numa versão de IA que podia conversar com o usuário. A empresa, entretanto, está mais voltada para oferecer um Assistente de IA para ajudar com tarefas como praticar para uma entrevista, treinar um idioma ou ensaiar para uma apresentação.

O Google, por outro lado, caso a informação seja verdadeira, estaria buscando fazer parceria com influenciadores do YouTube para criar personas de IA específicas para a marca, com foco no entretenimento. Diferente dos Gems, que são versões do Gemini treinadas especificamente para uma tarefa (como exercícios físicos, planejamento de viagens, etc), este projeto criaria chatbots que emulam pessoas específicas.

Outro recurso da possível nova ferramenta de IA seria a criação de chatbots personalizados de acordo com as escolhas do usuário em termos de aparência, personalidade e outras características em geral. Mais uma vez, algo semelhante ao que o Soul Machines e o Character.ai oferecem. O esforço do Google ainda parece uma tentativa de concorrer com os chatbots de IA de celebridades da Meta.

Google pode integrar personas de IA ao YouTube

O mesmo relatório sugere que o Google pode eventualmente integrar o projeto ao YouTube em vez de lançá-lo como um produto independente. A ideia seria permitir que os criadores de conteúdo criassem suas próprias personas de IA e as utilizassem em seus vídeos e para conversar diretamente com seu público, como meio de aumentar o engajamento.

Embora a data de lançamento ainda não tenha sido definida, a plataforma de chatbot provavelmente será disponibilizada inicialmente para testes na página do Google Labs.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: