Nokia realiza primeira chamada telefônica com áudio espacial 3D

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Nokia anunciou hoje (10) a realização da primeira chamada de áudio e vídeo utilizando áudio espacial 3D, marcando um marco tecnológico.

Nokia chamada 3D audio
Qualidade do áudio será muito superior a atual (Imagem: freepik/IA)

A ligação foi feita por meio de uma rede celular utilizando o codec de Serviços de Vídeo e Áudio Imersivo (IVAS) da 3GPP, permitindo aos interlocutores ouvir o som espacialmente em tempo real.

O codec IVAS é uma parte do 5G Advanced, uma atualização emergente das redes 5G que promete oferecer maiores velocidades, maior eficiência energética, posicionamento celular mais preciso e muito mais.

Nokia chamada audio 3D
CEO da Nokia Pekka Lundmark em chamada com Stefan Lindström, embaixador da Finlândia (Imagem: Nokia)

Atualmente, todas as chamadas telefônicas feitas via rede celular são monofônicas, o que significa que o áudio é comprimido em um único canal. O áudio espacial, por outro lado, faz com que os sons pareçam vir de diferentes direções, sendo entregues através de múltiplos canais.

Aplicativos como Apple Music, Netflix e Disney Plus já oferecem áudio espacial para uma experiência de audição mais realista, mas apenas em dispositivos compatíveis. O codec IVAS poderia habilitar o áudio espacial na “grande maioria” dos smartphones com pelo menos dois microfones, conforme informado pela Nokia à Reuters.

“Isso agora está se tornando um padrão... para que os provedores de rede, fabricantes de chipsets e fabricantes de dispositivos possam começar a implementá-lo em seus produtos”.

Jenni Lukander, presidente da Nokia

A Nokia é apenas uma das empresas que trabalham para integrar o codec IVAS ao 5G Advanced. No entanto, como observado pela Reuters, é provável que isso ainda leve alguns anos para ser efetivamente implementado.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: