O Nintendo Switch agora é oficialmente compatível com o LineageOS 21, um sistema operacional baseado em Android. Esta é a primeira vez que o LineageOS tem suporte oficial para o dispositivo, permitindo aos usuários explorar novas funcionalidades além do SO padrão do Switch.
Diferente de uma modificação (ou destravamento) do console, que pode incluir a abertura do dispositivo em alguns casos, a instalação do LineageOS 21 é bem mais simples, afinal, o SO é instalado diretamente em um cartão microSD. Dessa forma, os usuários podem manter o sistema do Switch intacto, permitindo aos usuários alternar facilmente entre os sistemas operacionais.
Anteriormente, já vimos relatos de usuários que conseguiram instalar o Android 10 no console da Nintendo, mas o lançamento do LineageOS 21 traz uma solução mais completa e otimizada para os usuários que desejam instalar um SO diferente.
A atualização é compatível com os modelos Switch Lite e OLED. Também há uma versão que utiliza o Android TV, que ajusta a exibição para os usuários que utilizam o console no modo dock.
A principal vantagem de instalar o LineageOS no Switch é a possibilidade de executar emuladores e outros aplicativos Android, expandindo as capacidades do console além de seus jogos originais.
Como instalar o LineageOS 21 no Nintendo Switch
Para instalar o LineageOS 21, os usuários precisarão de um cartão microSD formatado em FAT32 e um PC.
A atualização do LineageOS 17.1 apagará todos os dados do Switch, portanto, é essencial fazer um backup completo antes de proceder.
O tutorial para instalar o sistema operacional é complexo e requer várias etapas. Na página do SO, há instruções detalhadas e downloads necessários para começar a usar o LineageOS 21. Acesse este link, escolha qual o modelo do seu dispositivo (v1, v2, Lite ou OLED), na sequência, em “Guides” (“Guias”), selecione “Installation” (“Instalação”) e siga o passo a passo.
FIQUE POR DENTRO!