A NASA se prepara para explorar os gelados oceanos de Enceladus, uma das luas de Saturno. E para essa busca por forma de vida, a organização desenvolveu e está testando um “robô-cobra”. Com seu design esguio, o robô deve explorar até os espaços mai apertados dos oceanos abaixo da crosta lunar.
Robô-cobra tem consciência de risco e pode se mover de forma autônoma
Embora apreça inusitado, o formato "robô-cobra" não é exatamente uma novidade. Além de sua capacidade de navegar espaços pequenos, este modelo de robô é capaz de se manter operacional mesmo após ser danificado.
No caso do robô desenvolvido pela NASA, o Exobiology Extant Life Surveyor (EELS), a equipe revelou à Science Robotics que “ele foi projetado para ser adaptável para atravessar terrenos inspirados no mundo oceânico, meios fluidizados, ambientes labirínticos fechados e líquidos”. O robô pesa cerca de 100 kg e mede cerca de 4,4 m.
Conforme reportado pela página Tech Crunch, a NASA conheceu evidências de riqueza de água, em Saturno através dos voos da Cassini. Avaliando a possibilidade de haver alguma forma de vida no planeta, a organização planeja usar o EELS para explorar à lua Enceladus, deslizando por gêiseres estreitos e nadando numa grande extensão oceânica que pode chegar a 10km de profundidade no seu polo sul.
Ainda em fase inicial, o EELS está sendo testado em zonas terrestres para simular uma possível ida a Saturno e analisar os recursos do robô-cobra. Segundo a equipe de estudos, o EELS “está equipado com planejamento consciente de risco, consciência situacional, planejamento de movimento e controle proprioceptivo para permitir que ele se mova de forma autônoma para longe da Terra.”
FIQUE POR DENTRO!
- One UI 6.1, com Galaxy AI, chegará amanhã para mais aparelhos Samsung
- Opera GX introduz recurso de reagir a vídeos no YouTube
- WWDC 2024 acontecerá em 10 de junho; saiba o que esperar da conferência da Apple