NASA testa “robô-cobra” para procurar vida em lua de Saturno (vídeo)

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

A NASA se prepara para explorar os gelados oceanos de Enceladus, uma das luas de Saturno. E para essa busca por forma de vida, a organização desenvolveu e está testando um “robô-cobra”. Com seu design esguio, o robô deve explorar até os espaços mai apertados dos oceanos abaixo da crosta lunar.

Robô-cobra tem consciência de risco e pode se mover de forma autônoma

Embora apreça inusitado, o formato "robô-cobra" não é exatamente uma novidade. Além de sua capacidade de navegar espaços pequenos, este modelo de robô é capaz de se manter operacional mesmo após ser danificado.

No caso do robô desenvolvido pela NASA, o Exobiology Extant Life Surveyor (EELS), a equipe revelou à Science Robotics que “ele foi projetado para ser adaptável para atravessar terrenos inspirados no mundo oceânico, meios fluidizados, ambientes labirínticos fechados e líquidos”. O robô pesa cerca de 100 kg e mede cerca de 4,4 m.

Conforme reportado pela página Tech Crunch, a NASA conheceu evidências de riqueza de água, em Saturno através dos voos da Cassini. Avaliando a possibilidade de haver alguma forma de vida no planeta, a organização planeja usar o EELS para explorar à lua Enceladus, deslizando por gêiseres estreitos e nadando numa grande extensão oceânica que pode chegar a 10km de profundidade no seu polo sul.

Ainda em fase inicial, o EELS está sendo testado em zonas terrestres para simular uma possível ida a Saturno e analisar os recursos do robô-cobra. Segundo a equipe de estudos, o EELS “está equipado com planejamento consciente de risco, consciência situacional, planejamento de movimento e controle proprioceptivo para permitir que ele se mova de forma autônoma para longe da Terra.”

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: