A NASA conseguiu restabelecer o contato com o helicóptero Ingenuity em Marte no último sábado (20), após uma interrupção na comunicação na quinta-feira (18) durante o 72º voo da pequena aeronave no Planeta Vermelho.
O voo planejado era curto e vertical, visando testar os sistemas do helicóptero após sua aterrissagem antecipada no voo anterior. A decolagem inicial ocorreu sem problemas, atingindo uma altitude de cerca de 12 metros.
Contudo, durante a descida ao solo marciano, a comunicação entre o Ingenuity e o rover Perseverance, responsável pela transmissão de dados, foi perdida.
Toda essa experiência foi relatada na rede social X pelo perfil @NASAJPL:
A equipe do Ingenuity, junto com o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), estava analisando os dados disponíveis para entender a causa da interrupção. Consideraram até a possibilidade de mover o Perseverance para uma inspeção visual mais próxima.
A boa notícia surgiu no sábado, quando os engenheiros do JPL anunciaram que, após instruções para o rover realizar escutas prolongadas do sinal do Ingenuity, conseguiram restabelecer a comunicação.
Atualmente, a equipe está revisando os dados para identificar a origem do problema.
O Perseverance e o Ingenuity pousaram em Marte em 2021, explorando a cratera Jezero em busca de evidências de vidas passadas.
Enquanto o Perseverance coleta amostras e investiga possíveis formas de vida antigas, o Ingenuity continua contribuindo para a missão estendida, acompanhando o rover em suas explorações marcianas.
SAIBA MAIS!
- IA deve impactar quase 40% dos empregos pelo mundo, diz FMI
- Projetor CineBeam Smart da LG chega ao Brasil com tela de até 120 polegadas
- POCO anuncia chegada dos modelos X6 e X6 Pro no Brasil