NASA e Nikon firmam parceria para desenvolver câmera para usar na Lua

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A NASA e a Nikon estão colaborando em um projeto pioneiro para criar uma câmera especial destinada aos astronautas que explorarão a Lua em missões futuras.

Neste acordo, as duas entidades estão empenhadas em desenvolver uma câmera robusta, capaz de operar nas condições únicas do ambiente lunar.

Nikon NASA Lua
Parceria da NASA com a Nikon (Imagem: IA/Copilot)

A próxima missão lunar, Artemis III, tem como destino o polo sul da Lua, uma região potencialmente rica em água congelada. Fotografar esse local exigirá uma câmera moderna com recursos adaptados para enfrentar as mais variadas condições de iluminação e temperatura do planeta.

O acordo visa adaptar o modelo Z9 da Nikon para atender aos requisitos específicos da superfície lunar, eliminando a necessidade de criar um modelo totalmente novo.

Nikon NASA Lua 4
Câmera Nikon (Imagem: IA/Copilot)

O processo de desenvolvimento já está em andamento no Centro Marshall de Voos Espaciais da NASA, resultando na modificação da câmera Z9 para criar a Handheld Universal Lunar Camera (HULC).

Equipada com lentes Nikkor e um revestimento térmico personalizado da NASA, o modelo terá proteção contra regolito (partículas da superfície lunar), variações extremas de temperatura, radiação e outras condições adversas.

Nikon NASA selfie
Sorria... Na Lua! (Imagem: IA/Copilot)

Destacando-se como a primeira câmera mirrorless (sem espelhos e com visor eletrônico) a ser utilizada na Lua, a HULC passará por testes iniciais na Estação Espacial Internacional. Essa etapa permitirá a demonstração de seus recursos e ajustes, se necessário, antes de ser levada à Lua pela tripulação da Artemis III.

VEJA TAMBÉM!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: