A NASA anunciou que os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que estão na Estação Espacial Internacional (ISS) desde junho de 2024, devem retornar à Terra em 12 de março deste ano.

Inicialmente, a missão estava programada para durar apenas oito dias, mas problemas técnicos na cápsula Starliner, da Boeing, prolongaram - e muito - a estadia dos astronautas no espaço. Wilmore e Williams terão completado aproximadamente nove meses no espaço, um período significativamente maior do que o inicialmente planejado.
Devido a falhas no sistema de propulsão da Starliner, a NASA optou por não utilizá-la para o retorno da tripulação, temendo que a cápsula não conseguisse realizar a manobra de saída da órbita terrestre. Como alternativa, a agência espacial norte-americana decidiu utilizar uma cápsula Crew Dragon, da SpaceX, para trazer os astronautas de volta.

A decisão de antecipar o retorno foi possível após a NASA solicitar à SpaceX a substituição da cápsula inicialmente planejada para a missão Crew-10 por uma já utilizada em voos anteriores. Essa mudança permitiu que o lançamento da Crew-10 fosse antecipado para 12 de março, viabilizando a troca de tripulação na ISS e o retorno de Wilmore e Williams.
Durante o período prolongado na ISS, os astronautas participaram de diversas atividades científicas e de manutenção. Eles realizaram caminhadas espaciais na estação e coletaram amostras de microrganismos na parte externa da estrutura.
A NASA destacou a importância da parceria com a SpaceX para garantir a segurança e o sucesso das missões tripuladas. A flexibilidade demonstrada pela empresa ao disponibilizar uma cápsula reutilizada foi crucial para a antecipação do retorno dos astronautas.
Para ficar por dentro das principais notícias de games e tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!