A escolha de um SSD para o uso não é uma tarefa simples, se você não está familiarizado com os diversos modelos disponíveis no mercado. Por conta disso, a ADATA apresentou recentemente algumas diretrizes para facilitar os consumidores a escolherem o SSD externo adequado a diferentes funções e dispositivos, incluindo computadores, notebooks e até consoles de videogame. A empresa aponta que, ao considerar certos fatores, como armazenamento, velocidade, portabilidade e compatibilidade, o consumidor pode otimizar o desempenho e a durabilidade dos dispositivos.
Os principais critérios indicados pela ADATA envolvem, inicialmente, a definição da capacidade de armazenamento ideal, que varia conforme o uso. Para necessidades comuns, entre 500 GB e 1 TB são recomendados, enquanto que, para grandes arquivos de mídia e jogos, o ideal é optar por SSDs de 2 TB ou mais. Na sequência, a velocidade de transferência de dados é outro ponto essencial, sendo que modelos com USB 3.2 são mais eficientes, por serem mais rápidos em transferências.
Outros pontos importantes são a portabilidade e a resistência, que influenciam na escolha do modelo. Para maior segurança, a ADATA sugere que consumidores avaliem dispositivos compactos e duráveis, com certificações IP68 para resistência a água e choques.
Já o ajuste à compatibilidade com o sistema operacional e com diferentes dispositivos é outro aspecto essencial, com formatos como NTFS e exFAT, padrão da maioria dos computadores e dispositivos, são importantes na escolha.
“Ao levar em conta todos esses pontos, os consumidores tendem a serem mais assertivos na escolha do SSD Externo. Dessa forma, fará o upgrade que deseja com facilidade, qualidade e segurança”, afirma o gerente de marketing da ADATA, Thiago Tieri.
Para assegurar a escolha mais vantajosa, a empresa orienta que os consumidores verifiquem o custo-benefício, comparando preços, garantias e a longevidade de cada modelo, levando em conta as especificidades de cada marca e o período de cobertura oferecido.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e games, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!