Não pode lavar o Cybertruck? Carro tem problema inacreditável após lavagem

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Parece um a pergunta boba, mas neste caso, nem tanto: o Tesla Cybertruck pode ser lavado? Até pode. Mas talvez ele não funcione mais depois... Pelo menos foi o que aconteceu com um dos proprietários do tecnológico automóvel de Elon Musk, que adicionou a "morte pós-lavagem" aos muitos problemas dos quais os donos de Cybertruck já reclamam.

Cybertruck não resistiu a uma lavagem

cybertruck nao pode ser lavado
Imagem: edição de Shutterstock / arda savasciogullari

Mesmo com 2 anos de atraso, o Cybertruck da Tesla chegou ao mercado cercado de expectativas e promessas. O próprio Elon Musk, CEO da empresa, anunciava um carro extremamente tecnológico capaz até mesmo de atravessar trechos com muita água. Desde seu lançamento, em dezembro de 2023, contudo, as reclamações vêm se acumulando pela internet.

No dia 19 de abril, a Tesla anunciou que faria um recall em cerca de 4.000 Cybertrucks para consertar uma falha grave nos pedais de aceleradores. No começo deste mês, vários proprietários de Tesla reclamaram de falhas no Cybertruck e compartilharam imagens de seus carros quebrados. Em janeiro, outro dono da picape de luxo da Tesla mostrou falhas de acabamento no carro.

Agora, um homem que se identifica @captain.ad em seu TikTok publicou um vídeo relatando ter tido um problema quase inacreditável com seu Cybertruck: o carro parou de funcionar após ser lavado. O proprietário resolveu lavar o carro após um passeio à praia. Algumas horas depois, contudo, o automóvel simplesmente não ligou mais. Nem mesmo a central de infotenimento funcionava. A Cybertruck, literalmente, morreu.

O caso acabou tendo um final feliz, depois da desagradável surpresa. Segundo o proprietário, o Cybertruck voltou a funcionar no dia seguinte. Após conseguir entrar em contato com a Tesla, um representante da marca explicou apenas que se trata de "um problema conhecido", com a lavagem causando uma reinicialização demorada, que pode levar pelo menos 5 horas.

Problema não é tão incomum nos carros Tesla

Embora se trate de um problema absurdo - afinal, como ter um carro que não pode ser lavado - a situação não é exatamente incomum em carros Tesla. Falhas causadas por exposição a chuva ou a uma lavagem motivaram, inclusive, a empresa a criar o recurso "Modo Lavagem". Presente em todos os carros Tesla hoje, ele precisa ser ativado antes que o carro seja exposto a um banho.

Tem mais. Conforme dito em seus manuais, a Tesla não se responsabiliza por problemas que surgem após a lavagem dos carros, mesmo que o "Modo Lavagem" estivesse ativado: "Não ativar o 'Modo Lavagem' na Cybertruck pode resultar danos ao veículo (tais como à porta de carregamento ou aos limpadores de para-brisa). Danos causados pelas lavagens do carro não são cobertos pela garantia".

Apesar do aviso, a situação segue beirando o absurdo. Já à venda no Brasil, o Cybertruck pode chegar a cerca de R$ 2 milhões. Com um preço desses - ou mesmo sem ele - seria de se esperar que o carro pudesse ser lavado sem quebrar ou sem precisar "se recuperar".

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: