Não é brincadeira! Câmera totalmente feita de Lego funciona de verdade com filme 35mm

Taysa Coelho
Taysa Coelho

A LEGO ZH1 é uma câmera analógica funcional inteiramente feita com Lego. Mais precisamente, com 595 peças. Desenvolvida pelo designer Zung Hoang, o dispositivo de visual retrô usa filme 35mm e uma lente para Lego já existente.

Assim como nas câmeras tradicionais, A ZH1 tem botão de disparo e de avanço de filme, assim como uma porta traseira para inserir e remover o filme. É possível tirar fotos a quadro inteiro ou meio-quadro.

Câmera ZH1 totalmente feita de LEGO
Reprodução/Lego Ideas

O aparelho pesa 500g e tem 10 cm de largura, 25 cm de comprimento e 12 cm de altura, atendendo a um dos requisitos do criador de que fosse um produto compacto.

Desafios na criação

Na descrição, o criador revela que um dos maiores desafios foi conseguir que o corpo da câmera fosse à prova de luz. “Inicialmente, meus primeiros rolos de filme estavam embaçados devido à luz vazando através de tijolos brilhantes e coloridos e lacunas entre as peças”, explicou.

Depois de alguns dias de testes, Hoang conseguiu resolver o problema de vedação sem comprometer outros aspectos da câmera. O resultado, atualmente, são fotos com um visual retrô, com pouca nitidez, como se a pessoa usasse um filme envelhecido.

Homem sorri em imagem borrada
Foto tirada com a ZH1 (Reprodução/Instagram @zung92)

E aí, posso ter uma?

Parte de trás da ZH1, com porta para introdução de filme aberta
Reprodução/Lego Ideas

As chances de poder comprar uma Lego ZH1 para chamar de sua estão cada vez maiores. Nesta semana, o projeto atingiu a marca de 10 mil apoiadores no site Lego Ideas. A página é uma iniciativa oficial da empresa, onde pessoas podem enviar ideias de produtos feitos com os famosos blocos de montar.

Ao atingir 10 mil votos, a ideia vai para o Conselho de Revisão, composto por um time de designer e gerentes de produto, que avaliará a viabilidade de comercializar a invenção. Se for aprovado, o produto vai para a fase desenvolvimento. O criador ganha 1% do lucro das vendas e 10 unidades da versão final.

Agora é torcer para a câmera chegar à última etapa e, em breve, encontrá-la nas prateleiras das lojas (ou no site da fabricante)!

Você também vai curtir:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.
recomenda: