A Deutsche Telekom, empresa alemã de telecomunicações, apresentou um novo protótipo de celular que substitui todos os aplicativos por inteligência artificial.
O dispositivo foi revelado durante a MWC 2024 e é chamado de “T-Phone”, um conceito que pode não chegar ao mercado, mas que representa uma perspectiva bem interessante de como os smartphones podem funcionar no futuro: dependendo cada vez mais de IA.
Durante a apresentação, o CEO da empresa, Tim Hoettges, afirmou que “daqui a 5 a 10 anos ninguém utilizará aplicações”, mas, sim, que a IA cuidará de todas as tarefas dos dispositivos.
Desenvolvido em colaboração com a Qualcomm e utilizando a interface generativa Natural AI da startup Brain.AI, o dispositivo é capaz de realizar diversas tarefas mesmo sem aplicativos, como responder consultas, recomendar destinos de viagens e sugestões de compras. Tudo isso é executado a partir de comandos de voz.
Além disso, o smartphone de IA é capaz de enviar mensagens. No vídeo abaixo, é possível conferir o dispositivo realizando algumas dessas ações:
A Deutsche Telekom explica que o T-Phone representa a crença da companhia de que os modelos de linguagem ampla (LLMs, na sigla em inglês), que estão por trás das IAs, se tornarão “parte integrante dos dispositivos, melhorando e simplificando a vida de seus clientes”.
SAIBA MAIS!
- MWC 2024: Xpanceo apresenta lentes de contato com visão noturna e zoom
- MWC 2024: Infinix apresenta conceito que pode impactar o futuro dos games mobile
- MWC 2024: óculos de realidade aumentada da Oppo têm assistente de voz e IA