A Motorola está desenvolvendo um celular dobrável com uma tela que se move automaticamente para se ajustar ao rosto do usuário. A informação foi encontrada em um registro de patente da fabricante no Escritório de Patentes dos Estados Unidos.
O documento revela que a empresa está trabalhando em um mecanismo de dobradiça motorizado que se ajusta automaticamente conforme o ângulo do rosto do usuário em relação ao dispositivo. A patente é intitulada "Controle autônomo do fator de forma de um dispositivo móvel dobrável".
Como explica o 91mobiles, que identificou o registro de patente, a tecnologia utiliza uma peça da NASA chamada Liga de Memória de Forma (SMA, na sigla em inglês), um material capaz de mudar de forma quando é aplicado calor. Originalmente, essas ligas foram desenvolvidas para naves espaciais.
Anteriormente, Honor e Apple já haviam patenteado ideias similares utilizando esse componente da NASA para seus smartphones dobráveis.
No caso dos smartphones, a capacidade de mudar sua forma provavelmente ocorre através do calor gerado por estímulos elétricos, como movimento e fricção, que convertem energia cinética em energia térmica, conforme explica o 91mobiles.
A patente da Motorola também inclui outros componentes essenciais para este celular que pode "seguir o movimento do rosto", como:
- Um processador capaz de entender e analisar quando o aparelho está dobrado ou desdobrado, reconhecer a posição e os movimentos do usuário e enviar sinais para os outros componentes do dispositivo, ajustando a dobradiça conforme a preferência do usuário.
- Atuadores Ressonantes Lineares (LRA, na sigla em inglês), que têm a função de servir como um sistema de mola para movimentar a dobradiça do aparelho.
Além disso, o relatório explica que a patente da Motorola utilizará um recurso semelhante ao Center Stage da Apple, usado em webcams dos notebooks Mac, para rastrear os usuários e garantir que seu rosto esteja sempre no quadro de gravação.
No aparelho da Motorola, a ideia é usar a câmera para identificar se o usuário está se movendo para uma direção ou se afastando do dispositivo.
Por ora, não há previsão de quando essa tecnologia será lançada, mas será interessante vê-la em um futuro celular dobrável da Motorola. Inicialmente, parece que a ideia de uma tela que se ajusta conforme o movimento do usuário pode trazer mais conforto aos usuários, sem a necessidade de ajustar manualmente a tela durante uma videochamada, por exemplo.
Em setembro, durante a conferência IFA 2024, a Lenovo apresentou um notebook conceito que tem a tecnologia de rotação automática Dual Degree of Freedom, que utiliza inteligência artificial (IA) para monitorar os movimentos do usuário e ajustar o ângulo da tela. Saiba mais.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e games, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!