Usuários de Android, atenção! Há 5 aplicativos que a Kaspersky, especialista em segurança, está aconselhando evitar e desinstalar. O motivo é que esses apps estão infectados com o malware Mandrake, um spyware descoberto pela primeira vez em 2020.
Agora atualizado com camadas de ofuscação que permitiu que ele driblasse as verificações do Google Play, esse malware conseguiu atingir esses 5 aplicativos, que devem ser desinstalados com urgência por quem os tiver no smartphone:
- AirFS – Compartilhamento de arquivos via Wi-Fi por it9042 (30.305 downloads)
- Astro Explorer por shevabad (718 downloads)
- Amber por kodaslda (19 downloads)
- CryptoPulsing por shevabad (790 downloads)
- Brain Matrix por kodaslda (259 downloads)
De acordo com a Kaspersky, o Mandrake pode ser usado por cibercriminosos para roubar credenciais de usuários e para baixar e executar aplicativos maliciosos numa fase seguinte.
"O spyware Mandrake está evoluindo de forma dinâmica, melhorando seus métodos de ocultação, evasão de sandbox e contornando novos mecanismos de defesa. Depois que os aplicativos da primeira campanha ficaram indetectáveis por quatro anos, a campanha atual ficou nas sombras por dois anos, enquanto ainda estava disponível para download no Google Play", explicaram pesquisadores da Kaspersky, conforme noticiado pela página BGR.
Apesar de tais situações assustar, o Google já destacou antes que o usuário estará protegido de ameaças do gênero se contar com o Google Play Protect ativado no seu dispositivo. Os 5 aplicativos infectados já foram retirados do Google Play.
FIQUE POR DENTRO!