Durante o anúncio de lançamento do Edge 117, a Microsoft revelou que a nova versão de seu navegador terá cinco recursos a menos que a anterior. A decisão não se trata de um retrocesso, mas sim de uma nova tentativa de concorrer com o popular Google Chrome.
Por que retirar recursos pode ser positivo para o Edge
O Edge conta com o mesmo mecanismo Chromium do Chrome desde 2020, como primeiro passo para concorrer com o Chrome e oferecer uma experiência de pesquisa similar. O passo seguinte para se destacar foi disponibilizar diferenciais. E para isso a Microsoft adicionou uma grande quantidade de recursos exclusivos. Mas o plano teve um resultado oposto ao desejado.
Alguns recursos foram acréscimos positivos, mas outros sequer era utilizados pelos usuários do Edge, não atraíram novos adeptos e ainda "incharam" o navegador. Para retirar essa sobrecarga, portanto, o novo passo da Microsoft foi retirar alguns desses recursos.
Os escolhidos foram: Math Solver, Picture Dictionary, Citations, Ferramentas gramaticais e modo infantil. No anúncio feito para os inscritos no Canal Beta, a Microsoft explicou que a decisão teve o objetivo de "melhorar a experiência do usuário final e simplificar o menu Mais ferramentas."
Quando o Edge 117 será lançado
Atualmente disponível apenas para testadores beta, o Edge 117 tem lançamento oficial marcado para o dia 14 de setembro de 2023.
Vale destacar que, embora tenha retirado recursos, a Microsoft também vai incluir novas funções ao Edge. Ainda assim, a desenvolvedora já anunciou sua intenção de simplificar o navegador. Logo, espera-se que ela foque seus esforços em melhorar o desempenho do Edge e a experiência do usuário.
FIQUE POR DENTRO!
- Instagram pode ganhar versão paga e sem anúncios em alguns países
- X libera monetização de posts para usuários brasileiros
- IA do Google Flights indicará melhor dia para comprar passagens aéreas
- Magic Paint: programa de desenho pode ganhar recursos de IA
- WhatsApp deve ter novas opções de formatação de texto em breve