A Microsoft está prestes a revelar sua visão para os "PCs de IA" em um evento em Seattle no próximo mês. A empresa está confiante de que os próximos laptops Windows com tecnologia Arm vão superar o MacBook Air com processador M3 da Apple em desempenho de CPU e tarefas aceleradas por IA.
Após anos de promessas fracassadas, a Microsoft acredita que os novos processadores Snapdragon X Elite da Qualcomm finalmente proporcionarão o impulso necessário ao Windows on Arm. Com planos para demonstrar como esses processadores serão mais rápidos que um MacBook Air M3 em várias áreas, a Microsoft está apostando alto em sua parceria com a Qualcomm.
Os próximos modelos dos Surface Pro 10 e Surface Laptop 6 da Microsoft virão com processadores Snapdragon X Elite da Qualcomm, em vez dos chips Core Ultra da Intel. Estes dispositivos serão comercializados para consumidores, enquanto as versões voltadas para negócios continuarão com os processadores Intel Core Ultra.
Internamente, a Microsoft descreve esses dispositivos como "PCs AI Copilot de última geração", diferenciando-os dos PCs existentes. Eles terão acesso a novos recursos do Windows com tecnologia de IA, incluindo o AI Explorer, projetado para funcionar como uma linha do tempo que os usuários podem invocar em seus PCs.
Além disso, a Microsoft está buscando melhorar o streaming de vídeo em dispositivos Windows on Arm e introduzir novos recursos alimentados por IA, como efeitos do Windows Studio e a capacidade de criar imagens com modelos de IA gratuitamente.
A revelação do AI PC da Microsoft está marcada para o dia 20 de maio, um dia antes da conferência anual de desenvolvedores Build da empresa. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, discutirá a visão de IA da empresa, preparando o terreno para o seu impulso do Windows on Arm e investimento em recursos de IA para o Windows 11.
A empresa espera que 50% dos novos dispositivos Windows executem chips com capacidade de IA até o final de 2026.
FIQUE POR DENTRO!