Microsoft planeja adicionar jogos de PC ao Xbox Cloud Gaming segundo e-mails vazados

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Naquele que já está sendo considerado o maior leak da história da Xbox, e-mails internos vazaram e revelaram alguns dos planos da Microsoft para o console e as plataformas relacionadas. Entre eles, destaca-se a intenção da empresa em adicionar jogos de PC ao Xbox Cloud Gaming.

Atualmente, apenas títulos do Xbox são disponibilizados na nuvem, mas a Microsoft planeja aproveitar seus servidores Azure para também transmitir jogos de PC na plataforma.

Nova estratégia seria para concorrer com o Stadia do Google

Um dos e-mails vazados sobre o serviço Stadia e o Xbox Cloud Gaming (Imagem: reprodução)

Entre os e-mails internos do caso FTC v. A Microsoft, há uma mensagem do CEO da Microsoft Satya Nadella enviada para o chefe do Xbox Phil Spencer, o chefe de jogos em nuvem da Microsoft Kareem Choudhry, e a chefe de experiência de criação do Xbox Sarah Bond. Enviado em julho de 2021, o e-mail fala sobre o Stadia.

Após rumores de que o Google estava transformando o Stadia em um serviço de jogos em nuvem de marca branca para desenvolvedores para executar seus jogos, Nadella questionou os próximos passos da Microsoft com o Xbox.

“Parece que eles terão uma vantagem porque seu material é mais genérico Linux VMs + Network... Mas presumo que faremos o mesmo para Game Pass PC – certo?”, perguntou Nadela.

A resposta de Spencer não demorou. Após expor suas ideias sobre o Stadia, o chefe do Xbox confirmou que a Microsoft estava trabalhando em uma solução Azure para streaming de jogos nativos para PC na nuvem.

“O Google tem a capacidade de reutilizar seu hardware em nuvem Linux e, sim, à medida que transmitimos jogos nativos para PC a partir de um SKU de GPU Azure, teríamos mais cenários de reutilização para recuperar custos”, disse Spencer.

Resposta do chefe do Xbox Phil Spencer (Imagem: reprodução)

Conforme ele explica no e-mail, a partir de servidores Azure, a Microsoft poderia oferecer um serviço de jogos em nuvem de marca branca para desenvolvedores semelhante à proposta do Stadia. O chefe de jogos em nuvem da Microsoft Kareem Choudhry foi o próximo a responder à cadeia de e-mails.

“Phil está correto. Sarah [Bond] e eu, em parceria com a equipe de Jason [Zander], estamos conduzindo um Azure SKU adequado... como parte de uma série que atenderá à demanda do cliente que vemos externamente para IAAS e para executar nossa pilha de streaming de PC xCloud”, afirmou Choudhry.

Embora parte do SKU do Azure tenha sido ocultada no documento judicial, ficou claro que a Microsoft estava trabalhando em uma forma de incluir jogos para PC na nuvem do Xbox.

Xbox Cloud Gaming desacelerou, mas jogos para PC podem chegar em breve por lá

Desde o envio dos e-mails vazados, em 2021, o plano de incluir jogos para PC no Xbox Cloud Gming não saiu do papel. Além disso, a nuvem do Xbox, na verdade, desacelerou um pouco no ano passado.

O suporte para a biblioteca de jogos da Microsoft, prometido para o final de 2022, também não aconteceu na plataforma. E a empresa acabou cancelando os planos de lançar uma versão de assinatura do Xbox Cloud Gaming.

Contudo, há novos indícios de que a Microsoft não abandonou o plano de 2021 por completo. No início deste ano, a rede móvel britânica EE assinou um contrato de 10 anos com a Microsoft para levar jogos Xbox PC a seus clientes.

E qual a relação disso com o tema dos e-mails vazados? A EE atualmente não oferece um serviço de streaming. Ou seja, ou a EE está construindo uma plataforma de streaming, o que não é tão provável, ou a Microsoft está mais próxima de usar seu serviço Azure para transmitir jogos para PC no Xbox Cloud Gaming.

Além disso, a Microsoft tem testado o suporte a mouse e teclado para o Xbox Cloud Gaming. Por enquanto, contudo, os testes são apenas para jogos de console Xbox.

E o Stadia?

Continuação da resposta do chefe do Xbox Phil Spencer (Imagem: reprodução)

Na mesma cadeia de e-mails, o chefe do Xbox Phil Spencer parece ter previsto o futuro do Stadia ainda lá em 2021.

“Sinceramente, acho que o Google está apenas tentando transformar o Stadia em um SKU do Google Cloud e acabar com seu serviço primário ao consumidor[...] O Google é um concorrente enorme e agressivo, mas honestamente fiquei surpreso com a falta de progresso com o Stadia. Até o momento, nosso concorrente número 1 aqui é realmente a nVidia com GeForce Now. Mas estamos de olho no Google e na Amazon com Luna (também em dificuldades)", disse na época.

Quase um ano após os e-mails, o Google fez o anúncio sobre o encerramento do serviço Stadia em janeiro de 2023.

FIQUE POR DENTRO!

  • Elon Musk planeja cobrar taxa de todos para usar o X
  • Empresa de veículos elétricos Nio anuncia 1º smartphone projetado para carros
  • Smart TV Philips 50'' 4K está com desconto de R$370,00 na Amazon Brasil
  • Anel inteligente da Samsung: app vaza nome e data de lançamento do smart ring
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: