A Microsoft iniciou a liberação do Recall e outros recursos de inteligência artificial para os PCs Copilot Plus. A novidade inclui ainda melhorias na busca do Windows e a chegada do recurso Click to Do.
O Recall é um sistema que captura capturas de tela automáticas de quase tudo que o usuário faz no computador, permitindo navegar entre os registros por meio de uma linha do tempo. A funcionalidade foi projetada para facilitar a busca por conteúdos antigos, mesmo quando o usuário não se lembra de nomes de arquivos ou datas.
Inicialmente previsto para junho de 2024, o Recall foi adiado após preocupações de segurança. Após 10 meses de reformulações, a Microsoft tornou o recurso opcional e reforçou a proteção dos dados. Agora, o banco de dados do Recall é criptografado e há filtragem automática de informações sensíveis.
Além do Recall, o Windows também recebe uma busca aprimorada com inteligência artificial. Agora é possível usar consultas em linguagem natural no Explorador de Arquivos, na barra de busca e nas configurações. Com isso, o usuário pode localizar documentos ou imagens descrevendo-os, sem necessidade de lembrar nomes exatos ou datas.
Outro destaque é o Click to Do, funcionalidade que permite interagir com textos e imagens na tela pressionando a tecla Windows + clique esquerdo do mouse. Entre as ações disponíveis estão resumir textos e remover objetos de imagens.
Os novos recursos estão disponíveis a partir de hoje para PCs Copilot Plus. No entanto, o Click to Do com ações de texto, por enquanto, é exclusivo para modelos equipados com chips Qualcomm, chegando a PCs com AMD e Intel nos próximos meses.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de The Verge.
VEJA TAMBÉM!