Microsoft libera chaves de acesso para todos; saiba por que você deveria cadastrar as suas

 William Schendes
William Schendes

A Microsoft está investindo em soluções alternativas para as senhas há cerca de uma década e, nesse “Dia Mundial das Senhas”, a empresa anunciou que disponibilizará as passkeys, ou chaves de acesso, para todos os seus usuários.

Dessa forma, os usuários de contas Microsoft poderão logar em suas contas sem precisar digitar uma senha todas às vezes em dispositivos Windows, Android e iOS.

Como ativar as chaves de acesso na conta Microsoft?

Para adicionar seu dispositivo como passkeys:

  • Entre na conta Microsoft (o que pode ser feito através desse link);
  • Vá para a área de “Segurança”;
  • Clique em “Opções de segurança avançadas”;
  • Siga para “Adicionar um novo modelo de entrada ou de verificação”;
  • Então será aberto um novo campo com algumas opções, escolha a primeira, “Rosto, impressão digital, PIN ou chave de segurança”;
  • Selecione o dispositivo que deseja utilizar para realizar os próximos logins e a forma de autenticação.
(Imagem: Reprodução/ YouTube - Microsoft)

O que são passkeys?

As passkeys são uma forma de login que não necessita de senhas. Essa tecnologia utiliza outras credenciais para acessar contas, como autenticação por biometria, reconhecimento facial.

Esse método utiliza uma chave criptográfica privada, que é armazenada nos dispositivos escolhidos pelo usuário, e uma chave criptográfica pública, que fica com a empresa responsável pelo método de autenticação.

Dessa forma, quando o usuário tenta logar em site, plataforma, ou aplicativo, com uma conta que possui passkeys, o sistema enviará uma solicitação ao dispositivo que a chave foi configurada, seja um celular, tablet, computador, etc.

Por que cadastrar passkeys?

Como explica a Microsoft, o uso de passkeys permite que os usuários não tenham que ficar lembrando senhas sempre que precisaram realizar login. Além disso, a maioria das plataformas atualmente já suporte essa tecnologia. Outro benefício é que as senhas podem vazar, e outros podem descobri-la, mas se você tiver configurado as passkeys, a conta protegida contra agentes maliciosos em ataques phishing, por exemplo.

"Cada vez mais aplicativos e serviços estão adicionando suporte para chaves de acesso; você já pode usá-los para fazer login nos mais populares. As chaves de acesso são tão mais fáceis e seguras do que as senhas que prevemos que as chaves de acesso substituirão quase totalmente as senhas (e esperamos que isso aconteça em breve).

A partir de hoje, você pode usar uma chave de acesso para acessar sua conta da Microsoft usando seu rosto, impressão digital ou PIN do dispositivo nas plataformas Windows, Google e Apple. Sua senha oferece acesso rápido e fácil aos serviços Microsoft que você usa todos os dias e fará um trabalho muito melhor do que sua senha para proteger sua conta contra ataques maliciosos."

- Microsoft.

FIQUE POR DENTRO!

  • Microsoft Brasil abre mais de 10 mil vagas para capacitação de mulheres em tech

  • Google adiciona biometria na Play Store para eliminar uso de senhas

  • Mais segurança: X libera chaves de acesso para iOS em todo o mundo

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: