A Microsoft lançou um aplicativo do Windows para iOS, iPadOS, macOS, Windows e navegadores da web. O que um dia foi o app do Windows 365 agora se torna uma espécie de hub central para transmitir uma cópia do Windows de um PC remoto.
A nova forma de acessar o sistema operacional da Microsoft em uma variedade de dispositivos pode sinalizar ambições ainda maiores da companhia para o futuro.
Como funciona o app do Windows
O novo app do Windows permitirá que o usuário acesse em outro dispositivo a versão do Windows que tem em um PC remoto, Azure Virtual Desktop, Windows 365, Microsoft Dev Box e Remote Desktop Services da Microsoft.
A partir dessa espécie de "transmissão" do Windows, será possível acessar todos os seus recursos normalmente. A Microsoft ainda oferece suporte para diferentes monitores, com resoluções e dimensões variadas. Além disso, disponibiliza redirecionamento de dispositivos para periféricos como webcams, dispositivos de armazenamento e impressoras.
Por enquanto, o novo app do Windows está limitado à gama de contas empresariais da Microsoft, mas não deve demorar muito para a empresa disponibilizá-lo para os demais clientes.
O que o novo app do Windows pode significar para o futuro
Programas e aplicativos que permitam uma conexão remota do Windows com outros computadores não é exatamente uma novidade. Na verdade, a Microsoft já conta com recursos do gênero há décadas, a exemplo do aplicativo Remote Desktop Connection.
Contudo, um "aplicativo Windows" especificamente é algo diferente. E o novo passo da empresa pode indicar que o plano da Microsoft de migrar o Windows inteiramente para a nuvem já pode estar em andamento.
Durante a audiência FTC v. Microsoft, em setembro, a empresa revelou esse plano. Atualmente, inclusive, as empresas já usufruem do Windows na nuvem, com o Windows 365. Outras iniciativas recentes da Microsoft também já parecem indicar o início dessa mudança.
Estamos falando no foco recente da companhia em serviços web baseados em Inteligência Artificial (IA) para Windows. O sistema de widgets, a integração com a IA Copilot e outros recursos de IA que já estão presentes no Windows 11 são exemplos disso.
FIQUE POR DENTRO!
- Ajustes no iPhone 15 fazem ele economizar bateria; Aprenda a fazer
- Google Pay agora aceita pagamentos por QR Code; Saiba como usar
- Xiaomi SU7: Carro elétrico com sistema HyperOS tem imagens divulgadas