A Microsoft anunciou um investimento de 2 bilhões de euros (cerca de R$ 10,8 bilhões) na startup francesa Mistral AI. De acordo com o comunicado, a big tech avalia que o compromisso da empresa em promover uma comunidade de modelos de IA de código aberto está alinhado com os objetivos da Microsoft em desenvolver "IAs confiáveis, escaláveis e responsáveis".
“Hoje, anunciamos uma parceria plurianual entre a Microsoft e a Mistral AI, líder reconhecida em inteligência artificial generativa. Ambas as empresas são movidas por uma dedicação inabalável à inovação e às aplicações práticas, preenchendo a lacuna entre a investigação pioneira e as soluções do mundo real.”
- Microsoft.
Ao Financial Times, Brad Smith, presidente da Microsoft, disse que a parceria incluirá uma colaboração entre as companhias para desenvolver aplicações para governos de toda a Europa que possam “responder às necessidades específicas do setor público”.
Durante o Mobile World Congress, o executivo disse que a Microsoft está comprometida com princípios que irão encorajar a inovação e competição em IA.
Vale lembrar que a Microsoft é a principal investidora da OpenAI, tendo destinado mais de US$ 13 bilhões à desenvolvedora do ChatGPT.
Mistral AI lança novo modelo de IA
No mesmo dia do anúncio de investimento pela Microsoft, a startup revelou seu principal modelo de linguagem ampla, o Mistral Large, que, diferente de seus modelos anteriores, não será de código aberto.
Em comunicado, a empresa diz que o Large tem um desempenho próximo do modelo GPT-4 (que alimenta o ChatGPT Plus) e fica na frente de outros concorrentes como Claude 2, Gemini Pro e LLaMa 2.
O modelo já está disponível nas plataformas da Microsoft Azure AI Studio e do Azure Machine Learning. Em dezembro de 2023, a Microsoft inseriu os modelos Mixtral-8x7B e Mistral-7B no Azure AI Studio.
SAIBA MAIS!