Microsoft investe em IA nos games e desenvolve Xbox AI, um chatbot para jogadores

 William Schendes
William Schendes

A Microsoft está trabalhando em formas de implementar inteligência artificial em serviços do Xbox. Atualmente, a empresa está testando um chatbot de IA para automatizar tarefas de suporte aos usuários, que utilizaria um “personagem de IA” animado para responder consultas. Além disso, a companhia está estudando novas formas de implementar a tecnologia no desenvolvimento e até mesmo dentro dos jogos.

A informação foi divulgada pelo The Verge, que conversou com fontes familiarizadas com o assunto. O site entrou em contato com a Microsoft que confirmou a existência do chatbot.

“Estamos testando um Agente Virtual de Suporte do Xbox, um protótipo interno de um personagem animado que pode consultar tópicos de Suporte do Xbox com voz ou texto.

O protótipo torna mais fácil e rápido para os jogadores obterem ajuda com tópicos de suporte usando linguagem natural, obtendo informações das páginas de suporte existentes do Xbox.”

- Haiyan Zhang, gerente geral de IA de jogos do Xbox ao The Verge.

IA xbox chatbot techshake
(Imagem gerada com IA/ Copilot)

Esse chatbot, que vem sendo chamado de Xbox AI, estaria conectado aos documentos de suporte da Microsoft para responder questionamentos de usuários e processar reembolsos de jogos no site da companhia.

De acordo com as fontes consultadas, esse chatbot está sendo testado para responder perguntas como solicitações de suporte, incluindo o reparo de um Xbox quebrado e ajudar a resolver problemas de assinaturas, por exemplo.

Microsoft quer usar IA para mais tarefas além do chatbot

As informações obtidas pela publicação também revelam que a Microsoft Gaming está trabalhando em mais ferramentas de IA para compor a plataformas do Xbox e ajudar desenvolvedores de games.

Um dos exemplos são recursos de IA para criação de conteúdo de jogos, testes, geração de NPCs (personagens não jogaveis). Para isso, a Microsoft já fez uma parceria com a Inworld em novembro de 2023, que permitirá usar as tecnologias de IA generativa para criar histórias, missões e diálogos de jogos.

Além disso, a companhia cogita utilizar as tecnologias de seu assistente de IA Copilot para tarefas como moderação de conteúdo na plataforma Xbox. Como sugere a publicação, a Microsoft também está estudando adicionar assistentes de IA dentro de jogos, possibilitando que os usuários peçam ajuda enquanto estão jogando — será que no futuro vamos pedir ajuda aos chatbots dentro do próprio jogo para resolver um puzzle?

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: