Microsoft interrompe atualização do Windows 11 por falhas graves; entenda

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Microsoft pausou temporariamente a distribuição da atualização 24H2 do Windows 11 para alguns dispositivos, após problemas de compatibilidade com drivers e aplicativos específicos.

A suspensão atinge modelos selecionados de laptops da Asus e usuários de softwares populares como Voicemeeter, Safe Exam Browser e versões antigas do Easy Anti-Cheat. Estes problemas têm causado travamentos e as famosas e já conhecidas "telas azuis da morte" (BSOD), especialmente em dispositivos com funcionalidades críticas, como reconhecimento biométrico, drivers Intel Smart Sound Technology e câmeras integradas.

BSOD Windows 11 capa

Além de impacto em laptops da Asus, alguns usuários relataram falhas nos aplicativos de personalização de papel de parede e em jogos como Asphalt 8, amplamente utilizado em dispositivos com processadores Intel. Esses problemas são atribuídos à incompatibilidade com as versões mais recentes do Easy Anti-Cheat, usadas em plataformas de jogos multiplayer.

Em resposta, a Microsoft ativou uma restrição temporária, recomendando que os usuários de sistemas afetados não tentem forçar a instalação da atualização até a liberação de correções.

Além disso, a empresa orienta usuários a monitorarem a página oficial de suporte do Windows 11 para atualizações e instruções. A situação inclui ainda problemas de compatibilidade para dispositivos com drivers desatualizados de SSDs da Western Digital, resolvidos com uma atualização de firmware.

As correções para os dispositivos afetados são esperadas nas próximas semanas, enquanto a Microsoft trabalha em ajustes para minimizar o impacto das atualizações.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: