A Microsoft está entrando no mundo dos grandes modelos de linguagem (ou LLMs) com o MIA-1, que promete rivalizar com os melhores do mercado. Enquanto a empresa tem se apoiado nos modelos da OpenAI, como muitos na indústria de IA sabem, ela agora está criando seu próprio caminho com este novo projeto.
LLM significa Large Language Model, ou grande modelo de linguagem, que é uma categoria de modelo de linguagem na área de Inteligência Artificial generativa. Os LLMs são modelos de aprendizado profundo muito grandes que são pré-treinados com grandes quantidades de dados, e são capazes de reconhecer e gerar textos, entre outras tarefas.
O MIA-1, ainda em desenvolvimento, visa ser um gigante da IA com até 500 bilhões de parâmetros, muito além dos modelos anteriores da Microsoft, como o Phi-3 Mini, que possui 3,8 bilhões de parâmetros.
Para liderar esse ambicioso empreendimento, a Microsoft contratou Mustafa Suleyman, renomado especialista em IA e cofundador do Google Deepmind. Suleyman será responsável por supervisionar o desenvolvimento do MIA-1, trazendo sua vasta experiência para a equipe.
A empresa está investindo pesadamente neste projeto, construindo grandes servidores equipados com várias GPUs Nvidia para impulsionar o desenvolvimento do MIA-1. Embora os detalhes específicos sobre as capacidades do modelo ainda sejam escassos, a Microsoft está claramente apostando muito alto nessa empreitada.
Enquanto isso, permanece a incerteza sobre o futuro da parceria entre a Microsoft e a OpenAI. Será que o MIA-1 substituirá os modelos da OpenAI nos produtos da Microsoft? Somente o tempo dirá.
SAIBA MAIS!