Microsoft Copilot agora pode ver a tela do navegador e ganha voz para conversar com o usuário

 William Schendes
William Schendes

A Microsoft anunciou uma atualização para o Copilot AI, seu assistente de inteligência artificial, trazendo novas ferramentas que ajudarão os usuários a aproveitar ainda mais as capacidades do serviço.

Entre os novos recursos lançados para os aplicativos do Copilot para Windows, iOS e Android, está um novo recurso de conversação de voz, que deixa a linguagem do Copilot mais natural. Outra grande adição é a capacidade de compreender as informações de uma página aberta no navegador, permitindo que o usuário faça perguntas sobre o conteúdo.

Copilot Voice

O Copilot Voice funciona de maneira semelhante ao recém-lançado Modo de Voz Avançado do ChatGPT e permite que o assistente de IA responda às interações do usuário de forma natural (como se fosse um humano), podendo interrompê-lo durante a fala. É possível escolher entre cinco vozes sintéticas diferentes para conversar com o Copilot.

Copilot Voice
(Imagem: Microsoft

Ao TechCrunch, um porta-voz da Microsoft disse que o recurso utiliza a tecnologia de voz mais recente da empresa com novos modelos ajustados para o Copilot – mas ele não especificou quais são esses modelos de IA.

O Copilot Voice estará disponível para todos os usuários, mas os assinantes do Copilot Pro terão mais minutos de uso do recurso. A nova ferramenta de voz foi lançada apenas em inglês para Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e EUA, mas chegará para mais idiomas e regiões no futuro.

Copilot ganha visão

Outro destaque da atualização do Copilot é o recurso Vision, que permite ao assistente de IA "ver" o conteúdo de páginas da web que o usuário está acessando.

A novidade tem integração com o Voice, para que os usuários utilizem o microfone do dispositivo e façam consultas sobre textos, imagens e outras informações de um site.

“O Copilot Vision pode sugerir próximos passos, responder perguntas, ajudar a navegar em qualquer tarefa que você queira realizar e auxiliar em diversas atividades, tudo isso enquanto você simplesmente fala com ele em linguagem natural.”

- Descreve a Microsoft.

No entanto, o Vision ainda não funciona em todos os sites. A Microsoft afirma que, inicialmente, o recurso é compatível com uma “lista limitada de sites populares”.

A demonstração do Vision também destaca que ele não poderá ler conteúdo sensível ou protegido por paywall, o que pode prejudicar a experiência do usuário.

Para garantir a privacidade dos usuários, a Microsoft ressalta que nenhum conteúdo visto nas interações com o Copilot Vision é armazenado ou utilizado para o treinamento da IA.

Por ora, o Copilot Vision está disponível apenas nos Estados Unidos.

Think Deeper

Outra novidade anunciada para o Copilot é o recurso Think Deeper (Pense mais profundamente, em tradução literal), que traz a capacidade do assistente de raciocinar sobre problemas complexos, levando mais tempo para apresentar respostas.

O recurso funciona de maneira semelhante ao modelo o1, lançado pela OpenAI, que leva mais tempo para responder às perguntas, mas possui uma capacidade de raciocínio superior aos outros modelos da empresa, podendo resolver questões mais complexas.

“Nós projetamos o Think Deeper para ser útil em todos os tipos de desafios práticos do dia a dia, como comparar duas opções complexas lado a lado. O Think Deeper pode ajudar com qualquer coisa, desde resolver problemas matemáticos difíceis até pesar os custos de gerenciar projetos domésticos”

- Descreve a Microsoft.

O Think Deeper foi lançado para um número limitado de usuários do Copilot Labs – programa de recursos em testes do Copilot – na Austrália, Canadá, Nova Zelândia, EUA e Reino Unido.

Com informações de The Verge e TechCrunch.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: