Meta revela Orion, seus novos óculos de RA com projeção holográfica e modelos de IA

 William Schendes
William Schendes

Durante o Meta Connect, realizado nesta quarta-feira (25), a Meta revelou o Orion, seus óculos de Realidade Aumentada (RA), que estão em desenvolvimento há cinco anos.

Diferente dos óculos desenvolvidos em parceria com a Ray-Ban, a Meta afirma que esses são "os verdadeiros óculos de RA", combinando um display holográfico com inteligência artificial (IA).

Óculos Orion Meta
Orion, novo óculos de Realidade Aumentada da Meta. (Imagem: Reprodução/ Meta)

O Orion conta com um sistema que atende a comandos de voz, faz o rastreamento ocular (com microcâmeras) e permite interagir com mãos, por meio de uma pulseira de eletromiografia (EMG, na sigla em inglês) - que utiliza sensores para traduzir sinais elétricos motores em comandos digitais.

Pulseira Orion Meta
Pulseira EMG utilizada para identificar os movimentos táteis do usuário e interagir com o conteúdo holográfico do Orion (Imagem: Reprodução/ Meta)

Os displays holográficos permitem a projeção de conteúdos 2D e 3D no ambiente visualizado pelo usuário.

Óculos Orion Meta
Projeção de conteúdo holográfico do Orion (Imagem: Reprodução/ Meta)

A Meta destaca que o Orion terá o maior campo de visão já visto em óculos de realidade aumentada, oferecendo uma experiência imersiva que inclui "janelas multitarefas, entretenimento em telas grandes e até hologramas em tamanho real".

Os óculos também utilizarão a IA do assistente Meta AI para "detectar e compreender o ambiente ao redor e antecipar as necessidades dos usuários proativamente". No vídeo de demonstração, o assistente consegue identificar objetos e nomea-los.

Além disso, o dispositivo é alimentado pelo modelo de linguagem de grande escala (LLM) Llama, desenvolvido pela Meta, que também é usado nos óculos Ray-Ban Meta.

O Orion promete diversas funcionalidades de conectividade, integrando-se a aplicativos da Meta como WhatsApp e Messenger, permitindo realizar videochamadas com viva-voz e enviar mensagens sem a necessidade de um celular ou dispositivo móvel.

As demonstrações da Meta também mostram que o Orion será capaz de realizar multitarefas, abrindo várias janelas, de forma semelhante aos headsets de realidade mista como o Meta Quest 3 e o Apple Vision Pro.

Apesar de ainda ser um protótipo, a Meta afirma que o Orion é o "mais sofisticado" que a empresa já desenvolveu. A data de lançamento ainda não foi divulgada, mas a empresa está confiante de que os óculos marcarão uma nova forma de interação entre o mundo digital e o físico.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no X, Bluesky, Threads, Instagram e Facebook.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: