Meta lança Llama 3, seu novo modelo de IA, e integra Meta AI em suas redes sociais

 William Schendes
William Schendes

A Meta anunciou que está implementando o Meta AI, seu chatbot de inteligência artificial, no Instagram, Facebook, WhatsApp e Messenger.

O Meta AI foi anunciado em setembro do ano passado e, para melhorá-lo, a empresa anunciou que ele contará com o seu modelo de linguagem mais recente: o Llama 3, que supera modelos concorrentes (como o GPT-4 da OpenAI) em testes de benchmark.

Meta lança Llama 3, seu novo modelo de IA, e integra Meta AI em suas redes sociais - TechShake
(Montagem: William Schendes/ TechShake)

“Acreditamos que a Meta AI é agora o assistente de IA mais inteligente que você pode usar livremente. Com o Llama 3, basicamente sentimos que estamos lá.”

- Mark Zuckerberg, CEO da Meta.

O chatbot da Meta começou a aparecer na semana passada no WhatsApp e Instagram, como reportamos. Agora, ele está sendo disponibilizado na caixa de pesquisa superior do Facebook e Messenger. No GIF abaixo é possível conferir o assistente de IA aparecendo abaixo de publicações no feed do Facebook.

Meta lança Llama 3, seu novo modelo de IA, e integra Meta AI em suas redes sociais
(Imagem: Meta)

Com o chatbot, os usuários poderão realizar consultas na web utilizando resultados de pesquisa em tempo real do Bing e Google. A ferramenta também conta com um recurso “Imagine”, que permite gerar imagens de alta resolução e GIFs a partir de comandos de texto.

Meta lança Llama 3, seu novo modelo de IA, e integra Meta AI em suas redes sociais - TechShake
(Imagem: Meta)

De acordo com a empresa, o Meta AI só estava disponível nos Estados Unidos, mas está sendo lançado em inglês para Austrália, Canadá, Gana, Jamaica, Malawi, Nova Zelândia, Nigéria, Paquistão, Cingapura, África do Sul, Uganda, Zâmbia e Zimbábue. A Meta promete que ele chegará para mais países e idiomas no futuro.

A empresa também anunciou que o Meta AI será lançado para os headsets de realidade mista Meta Quest ainda este ano.

Como reportou o The Verge, o Llama 3 tem um aumento drástico em relação aos tokens (parâmetros utilizados por LLMs), indo de 2 trilhões de tokens do Llama 2, para 15 trilhões no modelo mais recente. Com isso, o Llama 3 foi treinado com sete vezes mais dados do que seu antecessor.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: