Grandes empresas estão explorando o potencial dos robôs humanoides para otimizar processos de fabricação.
Recentemente, a Mercedes firmou um acordo com a Apptronik, especialista em robótica sediada no Texas, para realizar testes com o robô Apollo em sua fábrica.
O robô terá a tarefa de auxiliar os trabalhadores humanos no chão de fábrica da Mercedes. Isso inclui trazer peças do veículo para a linha de produção e entregar embalagens de peças equipadas.
Jeff Cardenas, CEO da Apptronik, enfatizou a importância dessa colaboração e destacou o objetivo de automatizar tarefas manuais de baixa qualificação, repetitivas e fisicamente desafiadoras.
A Mercedes também está interessada em preencher lacunas de mão de obra usando a assistência robótica, em vez de substituir trabalhadores humanos. Essa abordagem visa liberar os membros da equipe para atividades mais qualificadas.
Como é o robô
O robô Apollo, com seus 1,80 metro de altura e cerca de 72 quilos de peso, é o resultado dos esforços da Apptronik, que também desenvolveu outros robôs, incluindo o Valkyrie da NASA. O Apollo pode lidar com cargas de até 25 quilos e operar por até quatro horas com uma única carga, sendo sua bateria facilmente substituível para maximizar a eficiência.
Além da Apptronik, outras empresas, como a Figure e a BMW, estão explorando a integração de robôs humanoides em processos industriais. A Tesla e a Xiaomi estão desenvolvendo seus próprios modelos, enquanto a Boston Dynamics continua avançando em sua linha de robôs versáteis para uso industrial.
SAIBA MAIS!
- NVIDIA antecipa muitas novidades para a GDC 2024
- PS Plus Extra e Deluxe receberão 13 jogos em março; confira a lista
- Sony planeja novos óculos de realidade aumentada para PlayStation 5