A próxima geração do Apple Watch pode incluir um novo recurso: alerta de afogamento. A informação vem de uma patente registrada pela Apple num escritório dos Estados Unidos. Com o título “Dispositivo Vestível Usado como um Salva-vidas Digital”, a nova tecnologia poderia detectar sintomas de afogamento e enviar alertas.
Ferramenta vai medir possíveis sinais de afogamento
Segundo as informações disponíveis no documento de patente, o objetivo da tecnologia é proporcionar “uma solução mais simples e econômica para sistemas de prevenção de afogamentos que podem ser implantados em todos os tipos de piscinas”.
O novo recurso seria capaz de reconhecer sinais corporais comuns a uma pessoa em situação de afogamento, como queda repentina nos índices de oxigenação do sangue, aumento repentino no ritmo de batimentos cardíacos e quaisquer irregularidades de coordenação dos membros corporais.
A partir disso, o Apple Watch enviaria alertas para outros Apple Watches próximos para pedir ajuda. No caso de piscinas, por exemplo, a ideia seria que os salva-vidas contassem com os dispositivos, ou crianças e seus responsáveis.
Apple já tem a tecnologia, mas aguarda aprovação dos órgãos responsáveis
A patente revela uma tecnologia nova e que não é possível confirmar ainda se chegará realmente ao mercado. Contudo, é fato também que a Apple já dispõe das tecnologias que deve aliar ao novo recurso para colocá-lo em prática.
Para enviar os alarmes, o Apple Watch utilizaria sensores que já existem nos dispositivos da geração atual do relógio Apple para detectar a presença de outros Apple Watches próximos, mesmo com as diferenças de recepção de sinal de rede causadas pelas distinções de densidade da água e do ar.
Os Apple Watches também já são resistentes a mergulhos e já contam com diferentes sensores para medir dados corporais como batimentos cardíacos.
Assim como outros recursos relacionados a saúde e emergências, o novo detector de afogamentos ainda precisa passar por aprovação dos órgãos competentes para ser utilizado adequadamente em produtos vendidos de forma comercial. Isso pode mudar ainda de país para país.
Embora o registro da patente seja um bom indício, não é uma confirmação de que a ferramenta será lançada em breve ou até mesmo lançada. Contudo, demonstra o interesse da Apple em se proteger judicialmente das inovações de empresas rivais. Caso já queria usufruir dos avançados recursos da geração atual do Apple Watch Ultra 2, seguem mais informações abaixo:
Apple Watch Ultra 2
Processador S9 SiP
Até 36 horas de bateria e 72 horas no Modo Pouca Energia
Caixa de titânio de 49mm resistente à corrosão
Resistente à água até 100m.
Rede celular integrada
Visualizações e métricas avançadas: batimentos cardíacos, treinos personalizados
GPS de precisão e bússola
FIQUE POR DENTRO!