Mais demissões no Google: Google News corta dezenas de funcionários

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O Google costumava ser uma empresa que raramente fazia demissões, mas este ano os cortes têm ocorrido com grande frequência.

O último grupo a sofrer cortes é a divisão de notícias do Google, que, segundo Jennifer Elias, da CNBC, está perdendo cerca de 45 empregos, de acordo com um porta-voz do Sindicato dos Trabalhadores da Alphabet.

O Google News é um dos maiores geradores de tráfego na Internet, graças às posições no topo dos resultados da Pesquisa Google, na página da nova guia móvel do navegador Chrome, no aplicativo de pesquisa do Google, em algumas telas iniciais do Android e na página inicial do news.google.com.

Google (Imagem: Divulgação)

Com o aumento da desinformação online, muito por conta da invasão russa da Ucrânia e a guerra entre Israel e o Hamas, os órgãos reguladores mundiais estão reprimindo sites de notícias que divulgam informações falsas.

Normalmente, a preocupação com o conteúdo do Google pelos órgãos reguladores gira essencialmente em torno do YouTube, mas agora a plataforma parece ter menos pessoas para lidar com a desinformação em uma de suas maiores divisões de promoção de conteúdo.

Um porta-voz do Google disse à CNBC que não há motivo para preocupação, afirmando que "essas mudanças internas não têm impacto sobre nosso trabalho e a qualidade da informação no News".

No entanto, um engenheiro da equipe teve uma visão diferente sobre as demissões, postando no LinkedIn: "Hoje o Google demitiu vários funcionários que trabalhavam no Google News. Eram algumas das melhores e mais brilhantes pessoas com quem já trabalhei e, francamente, não espero que o cálculo por trás dessa decisão faça sentido para mim. Sem dúvida, estamos em uma situação pior sem eles".

As demissões ocorrem em um período de drásticos cortes de custos para o Google, após a demissão de 12.000 pessoas no início do ano, alguns grandes desligamentos de produtos, aumentos de preços na maioria dos planos de assinatura e um lento fluxo de demissões adicionais desde a grande demissão.

SAIBA MAIS!

  • 6 milhões de brasileiros já usam a IA LuzIA no WhatsApp e no Telegram
  • Threads vai lançar recurso Trending Topics e acirra concorrência com X
  • Samsung está desenvolvendo câmera de 432MP (e novo Redmi pode já vir com ela)
  • GBoard CAPS: o boné-teclado inusitado do Google que você pode imprimir
Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: